Guias por uma educação que protege em situações de crise

UNICEF disponibiliza três guias para apoiar ação integrada entre escolas e serviços territoriais no acolhimento protetivo no retorno às aulas presenciais

Destaques

Fortalecimento Psicossocial da Comunidade Escolar – Recomendações para a construção coletiva de estratégias entre profissionais, comunidades e estudantes

Esse material traz orientações gerais sobre o planejamento e o desenvolvimento de estratégias coletivas para o fortalecimento psicossocial da comunidade escolar, em especial de estudantes, no contexto de crises e emergências. Espera-se que possa contribuir com gestores de redes, equipes de direção de unidades escolares, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e demais profissionais que compõem a coordenação pedagógica da escola. Mas também pode ser ponto de partida para que a área de políticas socioassistenciais inicie ou fortaleça o diálogo com as escolas neste momento.

A publicação traz ainda dicas, sugestões de atividades e materiais de apoio para que as ações aconteçam na prática e, assim, pode também ser utilizado diretamente por professores, demais profissionais da educação, equipes de serviços socioassistenciais e, claro, estudantes. As sugestões de atividades são inspiradas em ações que o UNICEF tem implementado no Brasil e em outros países, tendo sempre crianças e adolescentes como protagonistas do processo de criação e implementação das propostas.

***

Comunidade escolar na resposta às violências – Recomendações para gestores, professores e equipes da educação e dos demais serviços territoriais

Esse material traz orientações gerais sobre o planejamento e o desenvolvimento de estratégias coletivas para a identificação e encaminhamento de casos de violência contra crianças e adolescentes com foco nos desafios produzidos ou agravados em um contexto de crise e emergência. Espera-se que ele possa contribuir com gestores(as) de redes, equipes de direção de unidades escolares, coordenadores(as) pedagógicos(as), orientadores(as) educacionais e demais profissionais que compõem a coordenação pedagógica da escola. E que possa ser também ponto de partida para que a gestão e as equipes socioassistenciais de saúde, dos Conselhos Tutelares, do Sistema de Justiça e da sociedade civil iniciem ou fortaleçam o diálogo com as escolas neste momento.

A publicação traz ainda dicas, sugestões de atividades e materiais de apoio para que as ações aconteçam na prática e, assim, pode também ser utilizada diretamente por professores(as) e demais profissionais das diferentes áreas, além, é claro, de estudantes.

***

Serviços de proteção no enfrentamento à exclusão escolar – Recomendações para equipes técnicas e gestoras que atuam na proteção de crianças e adolescentes

Esse material traz orientações gerais sobre como cada área de política pública pode atuar, dentro de suas próprias rotinas, de forma decisiva para o enfrentamento da exclusão escolar, com foco nos desafios que se produzem ou se agravam em um contexto de crise e emergência.

Espera-se que possa contribuir para que equipes técnicas e gestoras de serviços que atuam com a proteção de crianças e adolescentes visualizem possibilidades de fortalecer um esforço integrado pelo direito à educação de cada menina e cada menino. E que possa também oferecer às equipes de educação mais insumos para o trabalho de mobilização com seus parceiros nos territórios.

* para acessar os guias, clique na seta do box <Baixar o relatório>

Autor(es)
UNICEF Brasil e Barça Foundation
Data da publicação
Idiomas
Português