Gravidez na Adolescência no Brasil – Vozes de Meninas e de Especialistas

“Vocês querem entender a gravidez na adolescência? Então é preciso olhar para além da nossa barriga, ouvir também nossa cabeça e nosso coração.”

Destaques

Com a publicação Gravidez na Adolescência no Brasil – Vozes de Meninas e de Especialistas, UNICEF, Unfpa e Indica convidam para uma reflexão sobre possíveis caminhos para aprimorar políticas públicas, programas e serviços que garantam os direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes brasileiros(as), assim como o desenvolvimento integral da mãe adolescente e da criança que ela dá à luz.

O material apresenta dados estatísticos, revisão bibliográfica e os resultados de uma análise de gargalos e determinantes sobre o tema, realizada em consulta a especialistas em saúde e juventude e a adolescentes que vivenciaram a gravidez e/ou a maternidade. O livro também se propõe a discutir o complexo fenômeno da violência e exploração sexual de meninas, sobretudo na faixa etária de 10 a 14 anos, que, além dos impactos à saúde e integridade física e psicológica, pode resultar na gravidez.

capa da publicação Gravidez na Adolescência no Brasil mostra uma ilustração de uma barriga de grávida

Autor

UNICEF, Unfpa, Indica

Data da publicação

Idiomas

Português

ISBN

978-85-62539-48-0

Baixar o relatório

(PDF, 5,97 MB)