ACREDITE! VOCÊ TEM O PODER DA MUDANÇA.
Click to close the emergency alert banner.

Projeto Jovens Comunicadores – Pavuna e Maré – 2021

Adolescentes e jovens são protagonistas de projeto de comunicação para mudança social em duas comunidades do Rio de Janeiro

Adolescentes e jovens são protagonistas de projeto de comunicação para mudança social em duas comunidades do Rio de Janeiro. Imagem mostra o logo do projeto

UNICEF e BemTv se unem numa iniciativa que promove comunicação comunitária para a mudança social em relação à covid-19 e à desinformação na Pavuna e na Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O projeto conta com 100 adolescentes e jovens que, de setembro a dezembro de 2021, vão alcançar mais de 15 mil moradores por meio digital com informações seguras sobre saúde e proteção em meio à pandemia. De forma específica, 400 moradores estão sendo ouvidos numa consulta digital sobre sua percepção e comportamento em relação a esses temas.

São três os principais objetivos do projeto Jovens Comunicadores. Um deles é a capilarização do acesso às informações em saúde, sobretudo sobre a prevenção e enfrentamento da covid-19. Além disso, o combate à desinformação está no radar dos adolescentes e jovens. Durante a formação, aprendem como identificar notícias falsas e dados confiáveis. Outro objetivo é a geração de renda de jovens e adolescentes em vulnerabilidade social, para que sobrevivam sem que precisem ficar vulneráveis ao coronavírus.

O processo formativo tem uma carga horária de 100 horas divididas em 12 semanas. Cada eixo temático aborda um assunto específico da comunicação, desde as noções básicas à adequação da linguagem. O cardápio de temas é focado em saúde e traz debates sobre a covid-19, importância do SUS, saúde feminina, saúde, educação e raça, além de temas mais abrangentes, como desinformação, lugar de fala e violências.

Como resultado das aulas, os jovens são responsáveis pela criação, adaptação e disseminação de conteúdos, interagindo com os moradores.

Histórias que inspiram

“Foi como ocupar o meu lugar na sociedade”

Alisson Rocha, de 17 anos, participou do projeto Jovens Comunicadores e se orgulha do trabalho feito com os moradores das comunidades do Rio de Janeiro.
Leia a história

“Com informação de qualidade, salvamos vidas”

Raíssa Araújo, 18 anos, que participou do projeto Jovens Comunicadores no Rio de Janeiro, acredita que o enfrentamento das "fake news" é importante.
Leia a história

Notícia

Adolescentes e jovens comunicadores atuam no enfrentamento da covid-19 na Maré e Pavuna

​​​​​​​Numa iniciativa do UNICEF em parceria com a BemTv, 100 adolescentes e jovens vão alcançar 20 mil moradores da Maré e Pavuna, na Zona Norte do Rio de Jane...
Visite a página