Adolescentes e jovens comunicadores atuam no enfrentamento da covid-19 na Maré e Pavuna

​​​​​​​Numa iniciativa do UNICEF em parceria com a BemTv, 100 adolescentes e jovens vão alcançar 20 mil moradores da Maré e Pavuna, na Zona Norte do Rio de Janeiro

04 outubro 2021
Numa parceria do UNICEF com a BemTv, o Grupo Jovens Comunicadores, projeto formado por adolescentes e jovens de várias regiões de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá (RJ), chega agora à cidade do Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro, 4 de outubro de 2021 Numa parceria do UNICEF com a BemTv, o Grupo Jovens Comunicadores, projeto formado por adolescentes e jovens de várias regiões de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá (RJ), chega agora à cidade do Rio de Janeiro. A nova ação de comunicação popular é voltada para as comunidades e favelas da Pavuna e da Maré, para fomentar o acesso a informações sobre direitos, saúde e prevenção à covid-19. As ações dar-se-ão por meio da produção de conteúdos e compartilhamento por redes sociais e alcançarão mais de 20 mil pessoas.

“Nosso objetivo é capilarizar o acesso às informações em saúde, em especial quanto ao coronavírus e suas implicações, formando jovens comunicadores para identificar notícias falsas, checar e compartilhar informações em saúde, além de contribuir com a geração de renda de jovens, por meio de bolsa auxílio disponibilizada pelo projeto”, explica Daniela Araujo, coordenadora da BemTv.

“A pandemia continua impactando duramente a vida de meninos e meninas nas favelas e periferias. E o enfrentamento dessa situação exige mudanças de crenças e comportamentos em relação à saúde, como também ao uso da informação. Os próprios adolescentes e jovens podem ser agentes de mudança muito potentes em relação a outros jovens, bem como a seus familiares, conhecidos e vizinhos”, completa Immaculada Prieto, especialista de Comunicação do UNICEF no Rio de Janeiro.

Desde setembro, 50 adolescentes e jovens da Grande Pavuna e outros 50 moradores da Maré estão participando de encontros online de formação, com apoio da Pluriverso, sobre temas de saúde na pandemia, comunicação comunitária e enfrentamento da desinformação, além de aulas práticas, com noções de criação de arte e vídeo. Cada participante é encorajado e orientado a criar listas de transmissão para interagir com moradores de sua comunidade.

Agora em outubro, pelo menos 400 pessoas da Maré e da Pavuna serão ouvidas pelo grupo sobre sua realidade em relação à covid-19 e ao acesso à informação confiável. Até o final do ano, cerca de 20 mil moradores da Maré e da Pavuna serão alcançados pelas redes de comunicação com os adolescentes e jovens, acessando informações seguras sobre covid-19 e saúde na pandemia.

Contatos para a imprensa

Immaculada Prieto
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (21) 98237 0856

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.


Sobre BemTv
A BemTv é uma organização não governamental sem fins lucrativos que, desde 1992, trabalha com mídia e educação com adolescentes e jovens nos territórios populares de Niterói e São Gonçalo, com o objetivo de construir, junto com as juventudes, uma sociedade mais igualitária.