Um passo a mais para a volta às aulas

UNICEF e Klabin visam beneficiar mais de 5 mil alunos das zonas urbana e rural de Manaus para um retorno seguro às escolas

UNICEF Brasil
Foto mostra uma mulher lavando as mãos em uma pia.
UNICEF/BRZ/Bruno Kelly
17 agosto 2021

Eram mais de 1.200 estudantes andando pelos corredores da Escola Municipal Profª Dalvina Silva de Oliveira, no bairro Tarumã, na Zona Oeste de Manaus. Meninas e meninos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental frequentavam a escola diariamente, mas a pandemia da covid-19 veio para mudar a rotina e, infelizmente, quebrar o vínculo de muitos deles com a escola. Apesar dos esforços dos educadores para realizar o ensino remoto, muitos desafios surgiram. “Um dos motivos foi a conectividade, muitos pais e alunos não tinham condição de estar todo dia conectados. E outra questão era o aparelho celular, alguns não tinham”, explica Mauro Brito, gestor da escola Profª Dalvina.

Retomar as aulas presenciais, de forma segura, era fundamental para garantir a todos o direito de aprender. Agora, a escola planeja a volta às aulas presenciais ainda durante o segundo semestre. Para apoiar nessa etapa, o UNICEF, em parceria com a Klabin, entregou dois pontos de lavagem de mãos para a escola, com dispenser para sabão líquido e papel para secagem das mãos.

Foto mostra duas mulheres usando máscara. Uma delas segura um folheto e a outra dois pacotes de absorventes femininos.
UNICEF/BRZ/Bruno Kelly

A escola Profª Dalvina também recebeu álcool em gel, materiais informativos sobre a prevenção à covid-19, máscaras de pano e absorventes, que foram doados às alunas. Voltar à escola, de forma segura, vai ser importante para Ingrid Beatriz Damascena, de 13 anos. A menina está no 8º ano do ensino fundamental. Ela fazia as atividades remotas online, mas, quando ficou sem celular e sem conexão à internet em casa por um período do ano letivo, não conseguiu estudar. “Aí fiquei com um pouco de dificuldade e estou tentando acompanhar agora”, conta.

A história de Alderilandia Silva, de 15 anos, e que está cursando o 9º ano, foi parecida. Ela estava fazendo todas as atividades online, mas perdeu o contato com os estudos quando ficou sem os dispositivos necessários. “De primeira, eu consegui estudar e pegar tudo, mas depois eu fui me atrapalhando e não consegui me desenvolver muito nas atividades. E agora eu estou tentando recuperar o que eu perdi”, relata a adolescente.

Apoio às escolas e retomada da aprendizagem
Outras escolas municipais em Manaus, localizadas em áreas de vulnerabilidade social, serão beneficiadas. Também foram realizadas atividades de sensibilização para alunos e gestores como forma de fortalecer os protocolos de água, saneamento e higiene (Wash, sigla em inglês).

Para o professor Mauro Brito, essa ação fará a diferença para garantir uma volta às aulas em segurança. “É motivo de satisfação, porque atendemos mais de mil alunos entre o 6° e o 9° ano, e precisamos trabalhar essa sensibilização no aspecto de proteger-se contra a covid-19. Esse projeto vai ajudar o aluno a lembrar da importância de praticar a higienização”, pontua. “Essas pias vão ser bem úteis, porque estão em locais estratégicos, que não tem como o aluno não ver. Acredito que vai ser uma ferramenta para que se lembrem a todo momento de que a pandemia ainda não passou”, completa.

Ingrid acredita que a iniciativa vai ajudar a escola a dar um passo a mais em direção à volta segura às aulas presenciais, para que ela possa rever os amigos de que tanto sente falta e não precise mais depender de conexão de internet para as atividades. “Eu achei bom, porque antigamente tínhamos poucas pias aqui na escola e não dava muito bem para a gente ficar lavando as mãos”, explica.

Foto mostra as mãos de uma pessoa e uma pia.
UNICEF/BRZ/Bruno Kelly

Entrega dos materiais
A entrega dos materiais ocorreu também em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Cáritas Arquidiocesana de Manaus.

Para o secretário municipal de Educação de Manaus, Pauderney Avelino, essa parceria traz diversos benefícios aos estudantes. “Não estamos aqui para simplesmente fazer a entrega de pontos de lavagem de mãos, mas sim para exaltar esse projeto, que proporciona saúde, vida, higiene e gera cuidados aos alunos, professores e gestores. Essa iniciativa, em parceria com a Cáritas e o UNICEF, será expandida a outras escolas, para que juntos continuemos com uma agenda positiva de educação, a fim de transformar nossos estudantes em cidadãos, que possam contribuir para a nossa sociedade”, destaca.

Debora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus, conta que a iniciativa ainda realizará entregas de outros pontos de água na capital e região metropolitana. “Serão doados 19 pontos de lavagem de mãos, distribuídos em escolas da zona urbana e rural de Manaus, alcançando cerca de 5.478 estudantes da rede pública”, salienta, destacando também que todos os pontos de lavagens de mãos serão entregues com pinturas que fazem referência à cultura da região.

O padre Alcimar Araújo, vice-presidente da Cáritas Arquidiocesana de Manaus, explica como contribuíram para a operacionalização desse programa. “Estamos felizes por participar, juntamente com o UNICEF e a Semed, desse momento que une diversos parceiros que buscam o retorno das aulas com segurança para nossos professores, gestores e alunos”, conclui.