Vitória da Conquista recebe comitiva de São Tomé e Príncipe para conhecer Complexo de Escuta Protegida

A visita ocorreu por conta de um acordo de cooperação sul-sul trilateral Brasil, envolvendo o UNICEF, o Governo Brasileiro e o Governo de São Tomé e Príncipe

06 dezembro 2023
Grupo de pessoas posa para a foto.
UNICEF Brasil

Brasília/Salvador, 6 de dezembro de 2023 – Nas últimas segunda (4/12) e terça-feira (5/12), Vitória da Conquista recebeu a comitiva técnica da delegação internacional do Governo de São Tomé e Príncipe. A comitiva veio com o objetivo de estabelecer um diálogo sobre os sistemas municipais e nacionais de proteção dos direitos de crianças e adolescentes, visando à implementação da experiência em São Tomé e Príncipe.

Em Vitória da Conquista, a comitiva internacional conheceu setores do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cidca), bem como o percurso de implementação da Lei da Escuta Protegida (nº 13.431/2017) no município.

A vinda da comitiva ocorreu por conta de um acordo de cooperação sul-sul trilateral Brasil, envolvendo o Governo Brasileiro, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil e o Governo de São Tomé e Príncipe.

A visita da delegação é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação do Governo Federal (ABC), Ministério da Justiça, Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, UNICEF e Childhood Brasil.

Depois de passar por Vitória da Conquista, a delegação segue para Brasília, onde participará de diálogos e troca de experiências com entidades governamentais e para visitar outros serviços do sistema de garantia de direitos. A programação será finalizada na capital federal.

Complexo de Escuta Protegida
O Complexo de Escuta Protegida, inaugurado em 27 de agosto de 2021, foi criado para contribuir com o fim da chamada revitimização, quando a vítima ou testemunha tem que dar o depoimento mais de uma vez aos órgãos de proteção e justiça, algumas vezes até na presença do agressor. Com isso, o Complexo se consolidou como modelo para todo o país e teve seu marco com a visita, no dia 8 de novembro, do Rei Carl XVI e da rainha Silvia, da Suécia, criadora da ChildHood Foundation.

Esse equipamento já realizou mais de 200 audiências de depoimentos especiais até o mês de outubro de 2023, e se tornou modelo para todo o Brasil na coleta de depoimentos de crianças e adolescentes em situação de violência, por ser o primeiro na modalidade que atende a todas as especificações da Lei 13.431/2017 (Lei da Escuta Protegida).

O Complexo possui uma estrutura que funciona por meio de demanda do Poder Judiciário e da Polícia Civil, composta por uma sala para o depoimento especial, sala de audiência, sala de gravação, sala para preparação da vítima ou testemunha a ser ouvida, recepção e sala de administração. Tudo isso garante a realização do depoimento especial a partir da metodologia do Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense, com base na resolução 299/2019 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Decreto Federal 9.603/2018.

Contatos para a imprensa

Bruno Viécili
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (71) 3183 5700
Telefone: (71) 99199 0913
Luana Ribeiro Piotto
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.