UNICEF vai liderar a aquisição e o fornecimento de vacinas contra a Covid-19 na maior e mais rápida operação global desse tipo

O UNICEF trabalhará com fabricantes e parceiros na aquisição de doses de vacinas, bem como frete, logística e armazenamento de vacinas contra a Covid-19, em nome da iniciativa global Covax Facility

04 setembro 2020

Nova Iorque/Copenhague, 4 de setembro de 2020 – O UNICEF está liderando esforços para adquirir e fornecer vacinas contra a Covid-19 no que poderá ser a maior e mais rápida operação de aquisição e fornecimento de vacinas do mundo, como parte do plano de instalação de acesso global à vacina contra a Covid-19 (Covax Facility), liderado pela Gavi, a Aliança para Vacinas.

Com várias vacinas candidatas se mostrando promissoras, o UNICEF, em colaboração com o Fundo Rotativo da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), liderará os esforços para adquirir e fornecer doses de vacinas contra a Covid-19 em nome da Covax Facility para 92 países de renda baixa e média-baixa cujas compras de vacinas serão apoiadas pelo mecanismo por meio da Gavi Covax AMC, bem como um estoque de segurança para emergências humanitárias. Além disso, o UNICEF atuará como coordenador de aquisições para apoiar as compras feitas por 80 economias de renda alta, que expressaram sua intenção de participar da Covax Facility e financiariam as vacinas com seus próprios orçamentos de finanças públicas.

O UNICEF empreenderá esses esforços em estreita colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Gavi, a Coalizão para Inovações para a Preparação contra Epidemias (Cepi), a Opas, o Banco Mundial, a Fundação Bill e Melinda Gates e outros parceiros. A Covax Facility está aberta a todos os países para garantir que nenhum país fique sem acesso a uma futura vacina contra a Covid-19.

"Esta é uma parceria completa entre governos, fabricantes e parceiros multilaterais para continuar a luta de alto risco contra a pandemia de Covid-19", disse Henrietta Fore, diretora executiva do UNICEF. "Em nossa busca coletiva por uma vacina, o UNICEF está aproveitando sua força sem igual no fornecimento de vacinas para garantir que todos os países tenham acesso seguro, rápido e equitativo às doses iniciais, quando disponíveis".

O UNICEF é o maior comprador individual de vacinas do mundo, adquirindo, em nome de quase 100 países, mais de 2 bilhões de doses de vacinas anualmente para imunização de rotina e resposta a surtos. É o principal parceiro de compras da Gavi, a Aliança para Vacinas, que nos últimos 20 anos atingiu mais de 760 milhões de crianças com vacinas vitais, evitando mais de 13 milhões de mortes. O UNICEF usará sua experiência em influência de mercado e compras para coordenar a aquisição e o fornecimento de vacinas contra a Covid-19 para a iniciativa Covax Facility. Isso poderia potencialmente dobrar o volume geral de aquisição de vacinas da agência em 2021.

Em resposta a uma manifestação de interesse que o UNICEF emitiu em junho em nome da Covax Facility, 28 fabricantes com instalações de produção em 10 países compartilharam seus planos de produção anual para vacinas contra a Covid-19 até 2023. De acordo com os cronogramas indicados pelos fabricantes, o intervalo do desenvolvimento à produção pode ser um dos saltos científicos e de fabricação mais rápidos da história.

Uma avaliação de mercado do UNICEF, desenvolvida pela compilação de informações enviadas por fabricantes de vacinas, juntamente com dados disponíveis ao público, revelou que os fabricantes estão dispostos a produzir coletivamente quantidades sem precedentes de vacinas nos próximos 1-2 anos. No entanto, os fabricantes sinalizaram que os investimentos para apoiar essa produção em grande escala de doses dependeriam altamente de, entre outras coisas, se os testes clínicos forem bem-sucedidos, se os acordos de compra antecipada forem feitos, se o financiamento for confirmado e se as vias regulatórias e de registro forem simplificadas .

Esta avaliação também ilustra, entre outras coisas, a capacidade de resposta dos fabricantes ao desenho e aos objetivos da Covax Facility – um pilar fundamental da iniciativa Acelerador de Acesso a Ferramentas para Covid-19 (ACT-Accelerator), que é uma colaboração global inovadora para acelerar o desenvolvimento e distribuição equitativa de vacinas, diagnósticos e terapêuticas para enfrentar a pandemia de Covid-19 em países de todos os níveis de renda.

Uma próxima etapa importante será garantir que as economias de autofinanciamento se inscrevam na Covax Facility até o próximo dia 18 de setembro, o que permitirá que a Covax apoie os investimentos iniciais em risco no aumento da capacidade de fabricação em larga escala, por meio de contratos de compra antecipada.

Atualmente em desenvolvimento pela OMS, a estrutura de alocação da Covax orientará como e onde o UNICEF, a Opas e outros compradores que trabalham em nome dos países participantes devem fornecer as vacinas contra a Covid-19 que são garantidas pela iniciativa. Espera-se que as alocações da dose inicial sejam escalonadas para permitir que os países vacinem trabalhadores sociais e de saúde, seguidas por parcelas subsequentes de doses de vacina que permitiriam aos países participantes vacinar populações com alto risco para a Covid-19.

"O UNICEF tem sido um parceiro fundamental para o sucesso da Aliança nas últimas duas décadas – ajudando-nos a atingir mais da metade da população mundial com vacinas que salvam vidas", disse Seth Berkley, CEO da Gavi. "Essa maestria e experiência serão importantes para garantir que a Covax – como um esforço global para adquirir e entregar vacinas seguras e eficazes contra a Covid-19, em um prazo acelerado e em uma escala sem precedentes – possa proteger os que estão em maior risco, onde quer que eles possam estar no mundo. Juntos, podemos trabalhar para acabar com o estágio agudo desta pandemia, incluindo seu impacto devastador sobre indivíduos, comunidades e economias".

O UNICEF, a Gavi, a OMS e a Opas iniciaram um trabalho preparatório crítico para a prontidão da vacina no país em colaboração com parceiros e governos nacionais, incluindo:

  • Trabalho com fabricantes de dispositivos para planejar a disponibilidade de equipamentos de injeção segura e requisitos de cadeia de frio para as vacinas;
  • Desenvolvimento de orientações com a OMS e treinamentos para apoiar as políticas de vacinação e manuseio, armazenamento e distribuição apropriados das vacinas;
  • Trabalho com os fabricantes em soluções de frete e logística para levar as doses das vacinas aos países da maneira mais rápida e segura possível depois de alocadas;
  • Apoio aos países no planejamento da entrega da vacina, incluindo direcionamento aos que estão em maior risco e transporte e armazenamento no ponto de entrega do serviço;
  • Aumento dos esforços com a sociedade civil e outros parceiros locais para garantir que as pessoas estejam bem informadas sobre o processo de vacinação contra a Covid-19 e implementação de medidas para aumentar a confiança e lidar com a desinformação sobre as vacinas contra a Covid-19.


######

Download de fotos, b-roll e manifestação de interesse dos fabricantes aqui.

Contatos para a imprensa

Pedro Ivo Alcantara
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 3035 1947
Telefone: (61) 98166 1636
Ester Correa Coelho
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 3035 1973

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.