UNICEF e Fundação World Press Photo abrem exposição conjunta mostrando o impacto da migração nas crianças

A exposição será exibida na sede do UNICEF em Nova Iorque até 30 de novembro de 2019, para marcar o 30º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança

11 Setembro 2019
Kevin Frayer, Getty Images
Kevin Frayer, Getty Images

Nova Iorque, 11 de setembro de 2019 – Uma exposição especial de algumas das histórias visuais mais poderosas do mundo que revelam os desafios prementes enfrentados pelas crianças arrancadas de suas casas e países foi aberta hoje pelo UNICEF e pela Fundação World Press Photo. 

As histórias instigantes – muitas das quais receberam ampla atenção e estimularam o debate internacional sobre questões relacionadas à migração – foram selecionadas entre imagens e produções premiadas nos prestigiados concursos da World Press Photo entre 2016 e 2019.

O UNICEF e a pela Fundação World Press Photo uniram-se nessa exposição para marcar o 30º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, o tratado de direitos humanos mais amplamente ratificado na história. A Convenção compromete os Estados membros com a defesa dos direitos das crianças – incluindo os direitos à sobrevivência e desenvolvimento, liberdade e proteção, identidade e privacidade.

“Essas histórias visuais especialmente selecionadas chamam a atenção para o impacto físico, emocional e psicológico do deslocamento forçado nas crianças, acompanhadas e desacompanhadas, de várias partes do mundo. Esta seleção de histórias premiadas dos recentes concursos da World Press Photo destaca a importância de proteger os direitos de todas as crianças, onde quer que elas estejam, e estamos orgulhosos de fazer parceria com o UNICEF para chamar atenção para essas questões ”, disse David Campbell, diretor de Programas e Divulgação da Fundação World Press Photo.

“É um privilégio fazer parceria com a Fundação World Press Photo nesta coleção especial de imagens icônicas para chamar a atenção para os desafios enfrentados pelas crianças desenraizadas. A exposição serve como um lembrete de que há muito mais a ser feito para manter os compromissos assumidos pela Convenção sobre os Direitos da Criança em relação às crianças forçadas a sair de suas casas ”, disse Paloma Escudero, diretora global de Comunicação do UNICEF.

###

Notas aos editores:
A exposição fotográfica está sendo exibida no Danny Kaye Visitors Center (Centro de Visitantes Danny Kaye), na sede do UNICEF em Nova Iorque, até 30 de novembro de 2019. O horário de funcionamento é das 9h às 18h.

Sobre a Fundação World Press Photo
Somos uma plataforma global que conecta profissionais e públicos por meio de jornalismo visual confiável e narrativa, fundada em 1955 quando um grupo de fotógrafos holandeses organizou um concurso (“World Press Photo”) para expor seu trabalho a um público internacional. Desde então, o concurso se tornou o concurso de fotografia mais prestigiado do mundo e, por meio de nosso bem-sucedido programa de exposições em todo o mundo, apresentamos a milhões de pessoas as histórias que importam.

A Fundação World Press Photo é uma organização criativa, independente e sem fins lucrativos, sediada em Amsterdã, na Holanda. Agradecemos o apoio de nosso parceiro global, a Dutch Postcode Lottery, e nosso parceiro holandês, PwC.

Para mais informações, visite www.worldpressphoto.org.

Contatos para a imprensa

Pedro Ivo Alcantara

Especialista em Comunicação

UNICEF Brasil

Telefone: (61) 3035 1947

Telefone: (61) 98166 1636

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no FacebookTwitterInstagramYouTube e LinkedIn.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.