Prevenção da Gravidez na Adolescência é tema de Seminário no Pará

Evento será a primeira oportunidade na qual o Ministério Público do Estado destaca adolescentes e jovens como protagonistas nos debates

30 janeiro 2019
foto mostra a barriga de uma adolescente grávida. seu rosto está na sombra para proteger sua identidade
UNICEF/BRZ/Ueslei Marcelino

Belém, 30 de janeiro de 2019 – O Ministério Público do Pará, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude e Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAO-IJ), e o UNICEF promovem o Seminário MPPA: Adolescência, Sexualidade e Direitos Humanos. O evento é decorrência da sanção da lei 13.798/2019, que fixa o dia 1º de fevereiro como a data para o início da Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência.

O evento será realizado nesta quinta-feira, dia 31 de janeiro, no auditório da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude. Serão quatro painéis que vão tratar sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

O seminário objetiva também aprimorar a atuação dos membros e servidores do Ministério Público, fortalecer a interlocução do MPPA com a sociedade civil e incrementar a política institucional do órgão ministerial no fomento ao protagonismo juvenil em defesa dos direitos humano sexuais e reprodutivos.

É a primeira vez que um evento terá adolescentes e jovens como palestrantes e debatedores, dando uma oportunidade real para que meninos e meninas possam dialogar sobre um tema que tem relação direta com sua vida. A iniciativa do Ministério Público é um desdobramento do compromisso que a instituição assumiu ao compor o grupo que criou o Plano de Impacto Coletivo sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos de Belém.

O documento destaca ações necessárias do poder público e da sociedade civil para avançar na garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes e foi formulado no contexto da Plataforma dos Centros Urbanos, uma iniciativa do UNICEF para a redução das desigualdades nos grandes centros urbanos, que é desenvolvida em conjunto com a Prefeitura de Belém.

Serviço
O quê: Seminário MPPA: Adolescência, Sexualidade e Direitos Humanos 
Quando: Quinta-feira 31 de janeiro de 2019, das 8h às 18h
Onde: Auditório da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, no prédio anexo do edifício-sede do Ministério Público do Estado do Pará (Rua Ângelo Custódio, nº 85, bairro Cidade Velha. Belém-Pará)

Contatos para a imprensa

Ida Pietricovsky de Oliveira
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (91) 98128 9022

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no FacebookTwitterInstagramYouTube e LinkedIn.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.