O UNICEF saúda o compromisso renovado com os direitos da criança e exorta todos os Estados membros a não deixar nenhuma criança para trás

Declaração da diretora executiva do UNICEF, Henrietta Fore

20 Novembro 2019

Nova Iorque, 20 de novembro de 2019 – “Hoje marcamos um dia importante para os direitos da criança. No Dia Mundial da Criança e quando comemoramos o 30º aniversário da adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança, 105 Estados membros deram o seu apoio a um Juramento Global que promete renovar seu compromisso com os direitos da criança.

Na sede das Nações Unidas e em mais de 50 países, crianças, adolescentes e jovens se pronunciaram em cúpulas nacionais sobre questões importantes para eles, como a crise climática, a segurança no mundo online, o aumento da migração e a falta de oportunidades.

Nos últimos 30 anos, enquanto milhões de crianças viram sua vida melhorar, milhões de outras continuaram a lidar com a pobreza, a desigualdade, a discriminação e os conflitos. Pior ainda, o século XXI trouxe novos desafios que eram inimagináveis apenas algumas gerações atrás.

À medida que a infância muda, precisamos mudar nossas abordagens junto com ela. É, por isso, que pedimos a todos os Estados membros que renovem seu compromisso com a Convenção sobre os Direitos da Criança e implementem os direitos da criança adequados para o século XXI. Como mostram claramente os movimentos liderados pela juventude que estamos testemunhando globalmente, o mundo não pode mais se dar ao luxo de ignorar as vozes de crianças, adolescentes e jovens enquanto exigem seus direitos e pedem para fazer parte da solução.

Os 105 Estados que deram seu apoio ao Juramento até agora estão demonstrando compromisso e liderança arrojados. Desde o compromisso nacional de acabar com a violência contra crianças na Jamaica até a promessa de uma nova política de saúde para recém-nascidos no Butão, estamos vendo um sério comprometimento político de não deixar nenhuma criança para trás.

Mas isso não é o suficiente. Precisamos que todos os Estados membros aproveitem esta ocasião importante para transformar a visão da Convenção sobre os Direitos da Criança em realidade para todas as crianças.

Para ajudar a traçar um caminho a seguir, o UNICEF planeja iniciar um diálogo global nos próximos 12 meses com a participação de crianças, adolescentes e jovens, pais e responsáveis, profissionais da área de educação e assistência social, comunidades e governos, sociedade civil, academia, setor privado e a mídia. Estou confiante de que esse diálogo ajudará a influenciar a maneira como atuaremos no futuro.”

Contatos para a imprensa

Elisa Meirelles Reis

Oficial de Comunicação

UNICEF Brasil

Telefone: (61) 3035 1979

Telefone: (61) 98166 1649

Ester Correa Coelho

Oficial de Comunicação

UNICEF Brasil

Telefone: (61) 3035 1973

Pedro Ivo Alcantara

Especialista em Comunicação

UNICEF Brasil

Telefone: (61) 3035 1947

Telefone: (61) 98166 1636

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no FacebookTwitterInstagramYouTube e LinkedIn.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.