No Amazonas, UNICEF e parceiros realizam evento sobre água, saneamento e higiene

O encontro envolve a ferramenta WASH BAT, um processo de identificação de desafios que tem como piloto o município de Careiro da Várzea (AM)

30 novembro 2022
Grupo de pessoas posa para a foto. Atrás deles há uma projeção de power point.
UNICEF/BRZ/Michael Dantas

Manaus, 30 de novembro de 2022 – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Stockholm International Water Institute (Siwi) realizam até amanhã, 1º de dezembro, das 9h às 17h, o evento WASH BAT, no hotel Quality, Av. Mário Ypiranga, 1090, Adrianópolis, em Manaus.

O WASH BAT é uma ferramenta virtual que visa avaliar o ambiente propício para a prestação de serviços de água, saneamento e higiene (sigla em inglês, Wash), de forma a identificar e controlar as barreiras que se colocam ao fornecimento de serviços sustentáveis e eficientes em nível nacional, regional, dos prestadores de serviço e nos territórios e comunidades de forma integrada.

“A iniciativa integra os diversos atores de água, saneamento e higiene para fazer um diagnóstico do setor e concordar em um plano de ação, que idealmente deve ser liderado por uma agência de governo. A metodologia WASH BAT é um passo a passo que permite identificar, de forma sistemática, os fatores que impedem um fornecimento sustentável de serviços de saneamento, bem como definir atividades para abordar as suas causas”, explica Virginia Mariezcurrena, gerente de Programas da Siwi.

Segundo Rodrigo Resende, oficial de Água, Saneamento e Higiene do UNICEF Brasil, o projeto-piloto em Careiro da Várzea se deu pelo impacto das enchentes nesse município, reflexo das mudanças climáticas na região, que impossibilita muitas crianças e muitos adolescentes de irem à escola. “Nessa análise que integra diversos atores como UNICEF, Siwi, Governo do Amazonas, Prefeitura Municipal de Manaus, Prefeitura de Careiro da Várzea, instituições federais e parceiros técnicos do Selo UNICEF, buscamos produzir um plano de ação factível e coerente com a realidade do município”, explica.

De acordo com Jean Costa de Souza, secretário municipal de Proteção e Defesa Civil de Careiro da Várzea, discutir sistemas alternativos para abastecimento de água é essencial em uma realidade em que o município é 95% várzea. “ Mais de 6 mil pessoas, entre agricultores e pecuaristas, foram afetadas com duas cheias seguidas no Amazonas [2021 e 2022], já que 95% do município é várzea. Estradas, comunidades e a própria sede municipal ficam embaixo d’água, nesse período, por pelo menos quatro meses. Além disso, enfrentamos as terras caídas, o processo de erosão, que causam danos socioambientais. Assim, esse evento é uma oportunidade de propor oportunidade de oferecer água boa aos moradores do município em qualquer período do ano”, salienta.

Prefeitura de Careiro da Várzea, Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Águas de Manaus, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Visão Mundial, Instituto Peabiru, Instituto Mamirauá e Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) são os parceiros envolvidos na elaboração do plano de ação de Careiro da Várzea no evento WASH BAT, que começou na última terça-feira (29/11) e se encerra nesta quinta-feira (1/12).

A iniciativa Água, Saneamento e Higiene no Amazonas – Em 2021, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) uniu-se ao Projeto Água Boa, do Governo do Estado do Amazonas, para garantir a implantação e operação dos sistemas de abastecimento de água no município de Careiro da Várzea e Alvarães.

A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), responsável por executar o projeto Água Boa do Governo do Amazonas, é o parceiro técnico da iniciativa. Em 2021, foram instalados 10 sistemas simplificados de tratamento de água instalados em comunidades rurais do Amazonas e que beneficiam 22 mil pessoas.

“Ambos os municípios foram beneficiados diretamente pela utilização dos sistemas alternativos e coletivos simplificados de abastecimento de água potável e também com os pontos de lavagens de mãos. No município de Careiro da Várzea foram instalados cinco sistemas de tratamento de água, e outros cinco em Alvarães”, explica Debora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus

Os sistemas são de fácil operação e manutenção e permitem a melhoria de qualidade de vida da população com a diminuição dos problemas de saúde relacionados às doenças transmitidas pela água ou às infectocontagiosas, como a covid-19, pela melhoria das práticas de higiene básica, como a lavagem correta das mãos.

De acordo com Debora, o projeto tem três principais resultados previstos. “O primeiro refere-se a ampliação do acesso à água potável em escolas e Unidades Básicas de Saúde em comunidades ribeirinhas por meio da implantação de sistemas de abastecimento simplificado. No segundo, busca-se a melhoria da situação das escolas para o retorno seguro das crianças e dos adolescentes das comunidades atendidas pelo projeto, por meio da implementação de tanques e pias de lavagem de mãos com acesso à água potável. E o terceiro é o aprimoramento das práticas de higiene básica, especialmente, a lavagem correta das mãos e demais comportamentos pessoais e coletivos, por meio de ações de capacitação de profissionais envolvidos, como professores, funcionários das escolas e das Unidades Básicas de Saúde”, acentua.

WASH BAT e Selo UNICEF – Nessa oportunidade, o UNICEF e parceiros visam promover um ambiente seguro para crianças e adolescentes em comunidades ribeirinhas carentes de saneamento básico, aumentando a disponibilidade de água em quantidade e qualidade, por meio da implantação de sistemas alternativos e coletivos simplificados de tratamento de água para consumo humano.

“Fazer parte do Selo UNICEF proporcionou ao município de Careiro da Várzea fortalecer ações na área de saúde, proteção, educação e agora em água, saneamento e higiene. Nesse evento, buscamos garantir uma maior abrangência da iniciativa em outras comunidades do município para melhorar a vida de crianças e adolescentes por meio da água saudável em suas escolas e também buscar estender esse benefício para suas casas”, esclarece Pedro Duarte Guedes, prefeito de Careiro da Várzea.

Os resultados do WASH BAT tem relação direta com o Selo UNICEF, especificamente no Resultado 3, que direciona atividades para hábitos de higiene e acesso a água e saneamento assegurados para crianças e adolescentes nas escolas. Desse modo, os municípios que participam do Selo UNICEF precisam até o fim desta edição:

  1. Avaliar as condições de água, saneamento e higiene nas escolas para identificar necessidades de melhorias sobre práticas de higiene, lavagem de mãos e higiene menstrual, acesso à água e ao esgotamento sanitário;
  2. Realizar análise sobre as barreiras e gargalos existentes no município para o atendimento adequado de água e esgotamento sanitário nas escolas, e desenvolver plano de ação para melhoria de atendimento de água, esgotamento sanitário e promoção da higiene nas escolas (lavagem de mãos e higiene menstrual) de forma intersetorial, integrando as políticas de saneamento básico, educação, saúde, meio ambiente e de crianças e adolescentes;
  3. Participar das capacitações sobre direitos humanos à água e ao esgotamento sanitário; política e direitos ao saneamento básico; promoção de higiene; lavagem de mãos e dignidade e higiene menstrual; água, saneamento e higiene; e prevenção à covid-19;
  4. Implantar Programa de Lavagem de Mãos e Higiene para crianças e adolescentes nas escolas.

Para mais informações sobre a metodologia da edição 2021-2024 do Selo UNICEF, acesse: www.selounicef.org.br

Contatos para a imprensa

Elizabeth da Costa Cavalcante
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (92) 98173 3114
Ida Pietricovsky de Oliveira
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (91) 3073 5700
Telefone: (91) 98128 9022

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.