UNICEF e Governo do Amazonas realizam a primeira inauguração do projeto Água, Saneamento e Higiene

Careiro da Várzea e Alvarães serão municípios atendidos pelo projeto Água, Saneamento e Higiene – retorno seguro às aulas, do UNICEF, que agregou-se ao projeto Água Boa, do Governo do Amazonas, para levar água potável e com qualidade a 22 mil pessoas

03 setembro 2021
Foto mostra uma mulher e seu filho bebendo água do lado de uma estação de água potável com o logotipo do UNICEF.
UNICEF/BRZ/Alécio Cezar

Manaus, 3 de setembro de 2021 – A iniciativa Água, Saneamento e Higiene – retorno seguro às aulas, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), uniu-se ao Projeto Água Boa, do Governo do Estado do Amazonas, para garantir a implantação e operação dos sistemas de abastecimento de água no município de Careiro da Várzea e Alvarães. E nesta quinta-feira, 2/9, ocorreu a primeira inauguração do sistema alternativo simplificado, que integra as ações entre os projetos, na Escola Municipal Frei Isidoro da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, município de Careiro da Várzea.

A ação conjunta conta com o apoio da Cáritas Arquidiocesana de Manaus, parceiro implementador. A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), responsável por executar o projeto Água Boa do Governo do Amazonas, é o parceiro técnico. “O objetivo é promover um ambiente seguro para crianças e adolescentes com o retorno às escolas em comunidades ribeirinhas carentes de saneamento básico, aumentando a disponibilidade de água em quantidade e qualidade, por meio da implantação de sistemas alternativos e coletivos simplificados de tratamento de água para consumo humano”, explica Debora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus.

“A estrutura na Escola Municipal Frei Isidoro vai atender não apenas os alunos, mas os moradores e a Unidade Básica de Saúde da comunidade. Além disso, o ambiente escolar conta com duas pias para a higienização das mãos. Essa parceria com o UNICEF é uma oportunidade que apoia as ações do Governo do Estado em proporcionar melhoria de qualidade na vida de quem mora no interior do Amazonas por meio de uma água potável”, ressaltou o governador Wilson Lima.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro recebe o primeiro de um total de 10 sistemas simplificados de tratamento de água que serão instalados em comunidades rurais do Amazonas e que beneficiarão 22 mil pessoas. “Foram selecionadas algumas escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios de Careiro da Várzea e Alvarães. Ambos os municípios serão beneficiados diretamente pela utilização dos sistemas alternativos e coletivos simplificados de abastecimento de água potável e também com os pontos de lavagens de mãos. No município de Careiro da Várzea serão instalados cinco sistemas de tratamento de água, e outros cinco serão levados para Alvarães”, explica Neideana Ribeiro, consultora do UNICEF em Saúde, Nutrição e Água, Saneamento e Higiene.

Padre José Alcimar de Souza Araújo, diretor vice-presidente da Cáritas, enfatiza que a experiência em entregar um sistema que oferece água potável às comunidades é gratificante. “Estamos felizes com este momento em que o UNICEF, a Cáritas e o Governo do Estado, por meio da Cosama, contribuem com a melhoria de vida de crianças e adolescentes na ocasião da reabertura segura das escolas”, destacou o sacerdote.

Sonho realizado – Para Rodney Vasconcelos Torres, gestor desde 2020 da Escola Municipal Frei Isidoro, a inauguração realiza um sonho de criança. “Nunca perdi a esperança de acreditar que um dia minha comunidade receberia esse benefício que é a água tratada e com qualidade. O UNICEF nos procurou para falar que o projeto seria executado em Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. No começo não acreditamos, mas, com o decorrer dos meses, percebemos que era real. E hoje o sonho virou realidade”, salienta Rodney.

Os sistemas são de fácil operação e manutenção e permitem a melhoria de qualidade de vida da população com a diminuição dos problemas de saúde relacionados às doenças transmitidas pela água ou às infectocontagiosas, como a covid-19, pela melhoria das práticas de higiene básica, como a lavagem correta das mãos.

Contatos para a imprensa

Elizabeth da Costa Cavalcante
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (92) 98173 3114

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.