Amazonas realiza Encontro de Adolescentes do Selo UNICEF

Serão adolescentes e jovens de mais de 17 municípios do estado. Na Amazônia Legal, também será realizado encontro em Belém (PA).

26 Agosto 2019
Encontro de adolescentes do Selo
Johney Lindoso Tavares

Amazonas, 26 de agosto de 2019 – A cidade de Manaus (AM) é sede, hoje e amanhã (26 e 27 de agosto), do Encontro Estadual de Adolescentes do Selo UNICEF da Amazônia Legal. O evento é parte de uma estratégia global do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) de engajamento e mobilização para a participação de adolescentes e jovens visando a garantia de seus direitos. 

Em uma parceria técnica com o Instituto Peabiru e o governo do Amazonas, o evento é destinado a cerca de 32 adolescentes e jovens dos NUCAs e JUVAs (Núcleo de Cidadania de Adolescentes e Juventude Unida pela Vida na Amazônia) de 17 municípios do Estado. Os participantes trabalharão durante dois dias sobre os temas mais relevantes no universo da adolescência e juventude atuais, tais como auto-estima, auto-proteção e empoderamento, além dos principais temas das políticas públicas para a proteção e promoção dos direitos de crianças e adolescentes, contando com o apoio de especialistas técnicos, educadores, assistentes sociais e equipe técnica do UNICEF da região Amazônica. Para o evento se buscou assegurar equilíbrio de participação entre meninos e meninas, além da representatividade de grupos quilombolas e indígenas.

O Encontro Estadual tem a finalidade de fortalecer os processos de mobilização de adolescentes nos municípios que participam da edição 2017-2020 do Selo UNICEF. Hoje, na Amazônia Legal, 429 Núcleos Adolescentes foram formalizados, e mais de cinco mil meninos e meninas estão mobilizados por meio dos núcleos.

Nesta edição, se exige que em cada município participante seja criado o NUCA ou o JUVA, com um mínimo de 16 meninas e meninos, entre 12 e 17 anos de idade. É tarefa desse grupo discutir temas importantes para o desenvolvimento municipal e a proteção de direitos de crianças e adolescentes, além de implementar ações junto com organizações locais e a gestão pública municipal. Entre esses temas estão inclusão escolar e aprendizagem, direito ao esporte seguro e inclusivo, alimentação saudável, e saúde sexual e reprodutiva. Sem criar e ativar o seu NUCA ou JUVA, o município não poderá ganhar a certificação do SELO UNICEF.

 

Selo UNICEF - O Selo UNICEF é realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em conjunto com os nove Governos Estaduais da Amazônia e o Instituto Peabiru, e por meio de parceria estratégica com Cemar, Celtins, Energisa, Neve, Amil e RGE. A certificação internacional reconhece avanços reais e positivos para a vida de crianças e adolescentes. Receber o Selo UNICEF significa que os municípios realizaram esforços, por meio de políticas públicas, para promover, proteger e realizar direitos de meninos e meninas. Mais informações em www.selounicef.org.br

Contatos para a imprensa

Ida Pietricovsky de Oliveira

Especialista em Comunicação

UNICEF Brasil

Telefone: (91) 3073 5700

Telefone: (91) 98128 9022

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no FacebookTwitterInstagramYouTube e LinkedIn.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.