Alcântara sediará roda de conversa sobre saúde menstrual e participação social com jovens

25 novembro 2022

São Luís, 25 de novembro de 2022 – Meninas e meninos líderes do Coletivo Menina Cidadã, uma iniciativa de jovens da Cidade Operária em São Luís, com apoio da Fundação Justiça e Paz se Abraçarão (FJPA) numa parceria da #AgendaCidadeUNICEF São Luís, promoverão encontros e rodas de conversa sobre saúde menstrual, participação social, engajamento no mundo do trabalho e liderança juvenil nos próximos dia 27 e 28 de novembro. A atividade ocorrerá na cidade de Alcântara, que participa do Selo UNICEF, com meninos e meninas do Núcleo de Cidadania de Adolescente (Nuca) das comunidades quilombolas do município. Durante a roda, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) realizará também a entrega de kits de absorventes para meninas a partir de 10 anos de idade. A doação é resultado da parceria com a influenciadora e comunicadora Thaynara OG, que também é embaixadora do UNICEF.

Para a chefe do escritório do UNICEF em São Luís, Ofélia Silva, “as experiências de lutas pelos seus direitos, que os adolescentes e jovens da macrorregião da Cidade Operária vivenciam há muito tempo, vão se conectar com outras realidades, por meio desse encontro com os meninos e meninas de comunidades quilombolas de Alcântara. Planejadas e realizadas pelos próprios jovens, as atividades fortalecem a participação, ampliam a prevenção da violência racial e de gênero, e buscam assegurar dignidade menstrual a mais meninas nas escolas e espaços públicos. É preciso que todas as lideranças políticas e sociais escutem o que nossos adolescentes querem nos dizer para que sintonizemos as políticas públicas com seus direitos, sonhos e anseios”.

A roda de conversa sobre saúde menstrual e o enfrentamento de outros aspectos da pobreza, exclusão e violência na região são oportunidades para que meninos e meninas dialoguem entre si sobre suas vivências nesse período de sua vida. “É uma satisfação enorme estar com outras meninas e poder partilhar nossas experiências, conhecer outros mundos, corpos e realidades. É um sentimento de gratidão e de esperança de que vamos conseguir tornar o mundo um ambiente melhor para todas as pessoas que menstruam. Muito além da menstruação, queremos construir debates sobre a dignidade de ser mulher e uma pessoa que menstrua, em uma sociedade extremamente machista e patriarcal. Então, é muito maravilhoso estar nesse local de partilhar as nossas experiências e quebrar tabus. Assim, estamos construindo em conjunto um espaço para que outras meninas tenham acesso a informações sobre seus direitos e poderes”, afirmou Julia Nabate, uma das meninas líderes do Coletivo Menina Cidadã.

A entrega dos kits dos absorventes e a discussão sobre dignidade menstrual reforça o compromisso com a busca constante por eliminar as violências de gênero e racial, e as exclusões que afetam meninas e meninos no Maranhão. As entregas estão sendo viabilizadas com o apoio da embaixadora do UNICEF Thaynara OG, e sendo direcionadas a comunidades quilombolas prioritárias no estado.

Sobre o Selo UNICEF, o Nuca e a #AgendaCidadeUNICEF
O UNICEF atua no Brasil por meio de duas iniciativas voltadas para promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes onde eles precisam acontecer: nos municípios.

O maior projeto do Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil é o Selo UNICEF. Municípios do Semiárido e da Amazônia são convidados e, ao aderir à iniciativa, assumem o compromisso de desenvolver um conjunto de Ações Estratégicas de Políticas Públicas e de Participação Social. Elas têm o objetivo de promover os direitos das crianças e dos adolescentes.

Na edição 2021-2024 do Selo UNICEF, 2.023 municípios de 18 estados confirmaram participação. Esse é o maior número de adesões da história do programa, com a presença de 1.347 municípios do Semiárido brasileiro, distribuídos nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. E outros 676 municípios localizados na Amazônia Legal brasileira, compreendida pelos seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Como parte da metodologia do Selo UNICEF, os municípios participantes dessa iniciativa são convidados a implantar Núcleos de Cidadania de Adolescentes (Nuca). São grupos compostos por, no mínimo, 16 adolescentes que se organizam em rede, discutem questões importantes para o seu desenvolvimento, implementam ações e levam suas reivindicações à gestão pública municipal.

A participação cidadã de adolescentes é ao mesmo tempo um direito e um instrumento para conhecer e reivindicar outros direitos, enfrentar vulnerabilidades e superar desigualdades que afetam a sua vida.

O Núcleo de Cidadania de Adolescentes pode reunir adolescentes de diversas localidades do município, com ou sem experiência em grêmios estudantis, grupos culturais, associações de moradores, entre outros coletivos.

#AgendaCidadeUNICEF é uma iniciativa do UNICEF em parceria com prefeituras municipais de grandes centros urbanos brasileiros para promover direitos e oportunidades para as crianças e os adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida. Na sua primeira edição (2022-2024), ocorre em Belém, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.

Junto com organizações da sociedade civil, empresas, além de com as próprias comunidades e os adolescentes, a #Agenda propõe uma soma de esforços para que cada criança, cada adolescente esteja na escola, aprendendo; cresça com oportunidades de inclusão produtiva; tenha acesso a serviços de proteção contra violências; além de ter sua saúde integral e seu bem-estar assegurados.

Em São Luís, o bairro a ser priorizado pelas ações da iniciativa será a Cidade Operária.

Serviço
O quê: Roda de Conversa
Quando
: 27 e 28 de novembro
Onde: Alcântara

Contatos para a imprensa

Ida Pietricovsky de Oliveira
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (91) 3073 5700
Telefone: (91) 98128 9022

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.