#AgendaCidadeUNICEF São Luís promove rodas de conversa sobre dignidade menstrual em cinco escolas municipais

12 dezembro 2022
Foto mostra adolescentes e jovens sentados lado a lado em uma sala. Eles estão batendo palmas. Atrás deles há um banner da #AgendaCidadeUNICEF
UNICEF/BRZ/Guilherme Gomes

São Luís, 12 de dezembro de 2022 – Entre os dias 13 e 19 de dezembro, meninas e meninos do Coletivo Menina Cidadã, em parceria a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), realizarão um ciclo de rodas de conversas sobre saúde menstrual, participação e empoderamento de adolescentes com mais de 150 alunos da rede municipal de ensino da capital maranhense. As atividades ocorrerão em cinco escolas municipais: na Unidade de Ensino Básico (UEB) Sá Valle; UEB Ministro Carlos Madeira; UEB Cônego Sidney Castelo; UEB Uruati e UEB Ministro Mário Andreazza. Durante as rodas, os parceiros da #AgendaCidadeUNICEF São Luís também farão a entrega para adolescentes de kits de absorventes e folhetos formativos, reforçando mensagens de higiene e autocuidado pra prevenir a covid-19 e outras doenças.

Bianka Melo, uma das meninas líderes do Coletivo Menina Cidadã, reconhece que, cada vez mais, é importante que as discussões sobre dignidade menstrual, equidade de gênero, igualdade racial e empoderamento adentrem os espaços escolares, compondo o quadro dos conteúdos pedagógicos do ensino de crianças e adolescentes de São Luís. “Promover rodas de conversas de jovens com outros jovens sobre temáticas de conscientização juvenil é uma forma de compartilharmos saberes entre nós, para que cada vez mais possamos reconhecer os nossos direitos e deveres. Nesse sentido, o Coletivo acredita no poder das mobilizações dentro de escolas, já que é o principal espaço de aprendizados de crianças e adolescentes. Assim, podemos fortalecê-los junto com suas famílias, a partir dessas discussões sociais”, afirma.

Bianka também realça as expectativas sobre as atividades em parceria com a Semed São Luís: “Estamos com uma expectativa gigante para a realização das rodas de conversas com os alunos porque é algo que nós preparamos e são discussões relevantes para os nossos cotidianos. Falar sobre a importância da higienização, saúde menstrual e termos estações de limpeza para comunidade nas escolas públicas são conquistas para todos nós jovens da comunidade. Além disso, é uma forma de estreitarmos laços e expandir nossas ações e quem sabe termos esses meninos e meninas fazendo parte no Coletivo Menina Cidadã”.

A chefe do escritório do UNICEF em São Luís, Ofélia Silva, explica que as experiências de defesa e promoção de direitos de crianças e adolescentes fortalecem toda a coletividade de meninos e meninas da capital maranhense. “A #AgendaCidadeUNICEF São Luís vem pra fortalecer as políticas públicas e a participação de adolescentes em temas importantes para seu presente e futuro. Trata-se de ampliar a prevenção de exclusões e violências, e assegurar dignidade menstrual nas escolas e espaços públicos. Junto com a Semed e o Coletivo Menina Cidadã, estamos na prática criando oportunidades para que alunos e alunas sejam escutados, permitindo sintonizar as políticas públicas com os seus direitos, sonhos e anseios”, frisa.

As rodas de conversa sobre saúde menstrual e o enfrentamento da pobreza, da exclusão e da violência são componentes permanentes da #AgendaCidadeUNICEF São Luís, uma iniciativa do UNICEF em parceria com prefeituras municipais de grandes centros urbanos brasileiros para promover direitos e oportunidades para as crianças e os adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida. Na sua primeira edição (2022-2024), ocorre em Belém, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo. No território priorizado pelo município em São Luís, a parceria reúne a Prefeitura, organizações da sociedade civil, empresas, lideranças das comunidades e coletivos de adolescentes, numa soma de esforços para que cada criança, cada adolescente esteja na escola, aprendendo; cresça com oportunidades de inclusão produtiva; tenha acesso a serviços de proteção contra violências; além de ter sua saúde integral e seu bem-estar assegurados.

Em São Luís, as ações da iniciativa ocorrem prioritariamente na macrorregião da Cidade Operária, mas podem alcançar outros espaços também. As atividades de dezembro nas cinco escolas da rede municipal contam com apoio da embaixadora do UNICEF Thaynara OG, cuja doação de absorventes arrecadados no São João da Thay 2022 tem oportunizado demonstrar a necessidade da entrega gratuita de absorventes nas escolas públicas para enfrentar a pobreza menstrual que afeta a aprendizagem e a dignidade de milhares de adolescentes vulneráveis a cada mês. Para fortalecer a ação, foram distribuídos folhetos formativos sobre autocuidado e saúde menstrual; foram instaladas 100 pias para higiene das mãos; e foram distribuídos kits de higiene às escolas da rede municipal de São Luís como parte da parceria com Americanas SA e apoio de Biolab.

Programação das rodas de conversa
UEB Sá Valle: 13/12/2022, às 15 horas
UEB ministro Carlos Madeira: 15/12/2022, às 9 horas
UEB Cônego Sidney Castelo: 16/12/2022, às 15 horas
UEB Uruati: 19/12/2022, às 15 horas
UEB Ministro Mário Andreazza: em agendamento.

Contatos para a imprensa

Ida Pietricovsky de Oliveira
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (91) 98128 9022

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.