Fórum Nacional da Criança
Perspectivas para o futuro num contexto desafiante

- Disponível em:
- Português
- English
Sobre
Ao longo dos últimos cinco anos, sucessivas adversidades económicas, climáticas, de segurança e ligadas à Covid-19 perturbaram as tendências positivas de desenvolvimento humano e social de Moçambique. Tais adversidades realçaram as disparidades estruturais e geográficas existentes e expuseram as múltiplas vulnerabilidades profundas das famílias e crianças moçambicanas. As perspectivas para os próximos cinco anos continuam a ser desafiantes. O crescimento económico lento previsto para 2021, associado às incertezas da recuperação da COVID-19 em Moçambique, à persistência do conflito em Cabo Delgado e ao aumento dos riscos de catástrofes naturais, irão provavelmente afectar o já parco espaço orçamental para investir na área social e melhorar o bem-estar das crianças, no âmbito das metas dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Ainda assim, existem muitas oportunidades para mudar o rumo. A perspectiva das crianças em Moçambique não é independente do contexto regional e global, onde surgiram novas tendências durante a COVID -19, incluindo a digitalização de serviços e inovações em vários aspectos da vida. As decisões políticas, as inovações e os investimentos nos próximos cinco anos irão ditar se a visão da Agenda 2030, e o ritmo acelerado de progresso exigido, continua a ser uma possibilidade.
O UNICEF Moçambique desenvolve o próximo programa nacional de apoio ao Governo de Moçambique para alcançar os ODS através do novo acordo de cooperação e, neste âmbito, convida a um debate público sobre as perspectivas para os próximos anos no que diz respeito às crianças moçambicanas. Este debate terá por base a análise do contexto nacional em tempos de crise global e de crescente incerteza global, regional e nacional.
O Fórum Nacional sobre as Crianças reúne especialistas, profissionais, decisores políticos e as próprias crianças para partilha de conhecimento, de lições aprendidas e de recomendações políticas orientadas para a acção capaz de elevar o bem-estar das crianças tendo em conta o contexto nacional e regional. Espera-se que as evidências e recomendações a apresentar contribuam para o diálogo político entre o Governo de Moçambique e a comunidade internacional, a qual trabalha para melhorar a situação das crianças em Moçambique. Além disso, tais evidências e recomendações irão ajudar a definir o próximo quadro de cooperação entre o Governo de Moçambique e o UNICEF para 2022-2026.
Objectivo
O Fórum visa partilhar conhecimentos e estimular o debate público sobre as questões fundamentais que se seguem:
- De que forma é que o bem-estar das crianças é afectado pelas tendências e problemas emergentes, nos dias que correm e nos próximos 10 anos?
- Que acções concretas do Governo, das empresas e de outros actores chave podem melhorar a vida de 14 milhões de crianças e futuros cidadãos, particularmente os mais vulneráveis, a curto, médio e longo prazo?
Participantes
Este fórum conta com a participação de especialistas nacionais e internacionais de cada área temática, organizações da sociedade civil, profissionais que representam vários sectores, doadores e agências relevantes da ONU que operam em Moçambique. Será dada especial atenção ao envolvimento significativo dos jovens. Cada área temática do fórum será organizada em colaboração com uma agência líder na área respectiva. A participação de parceiros e especialistas que representem as províncias moçambicanas será fortemente encorajada pelos organizadores.