UNICEF e União Europeia juntos pelo fortalecimento da resiliência de crianças e comunidades em áreas afectadas por ciclones em Moçambique

13 Fevereiro 2020
UNICEF e União Europeia juntos pelo fortalecimento da resiliência de crianças e comunidades em áreas afectadas por ciclones em Moçambique
UNICEF Mozambique/2020/Claudio Fauvrelle

Maputo - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com o financiamento da União Europeia (UE) e colaboração de parceiros das Nações Unidas,  Organizações da Sociedade Civil Moçambicana e ONGs nacionais e internacionais, tem apoiado orgulhosamente o Governo de Moçambique no Sector de Educação.

O ciclone Idai atingiu Moçambique em 14 e 15 de Março de 2019, causando danos à infraestrutura e tecidos sociais em todos os sectores, incluindo a educação. Por outro lado, o ciclone Kenneth, que fustigou o país em 25 de Abril de 2019, trouxe outra situação devastadora na região norte, em particular na província de Cabo Delgado.

O sector da educação foi severamente afectado pelos dois ciclones, com efeitos negativos em pelo menos 4.222 salas de aula e 383.209 estudantes nas províncias de Sofala, Manica, Zambézia, Inhambane, Tete, Nampula e Cabo Delgado (fonte: Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano).

Como resposta, a Delegação da UE em Maputo e o UNICEF Moçambique, assinaram, em Maputo, um acordo de financiamento ao projecto “Fortalecimento da resiliência de crianças e comunidades em áreas afectadas por ciclones e enchentes por meio de oportunidades de aprendizado equitativas e inclusivas em ambientes seguros”.

"O UNICEF tem uma parceria de longa data com a Delegação da UE, que é o segundo maior doador do UNICEF em Moçambique. O UNICEF receberá € 7.000.000 da União Europeia para um programa focado na construção de resiliência através da educação e do envolvimento da comunidade nas escolas afectadas pelo ciclone em Moçambique. Para o programa, o UNICEF contribuirá com € 350.000," disse a Representante-adjunta do UNICEF, Katarina Johansson.

O programa será implementado nas províncias de Sofala (distritos de Gorongosa e Nhamatanda), Manica (Gondola) e Cabo Delgado (Quissanga) e visa atingir 150.000 pessoas, entre elas: 30.000 crianças; 38.000 adolescentes; 5.000 jovens dentro e fora da escola; professores, oficiais de educação e directores; conselhos escolares e muitos outros.

O projecto tem a duração de 18 meses e visa atingir os seguinte resultados:

  • beneficiar 30.000 crianças com 250 salas de aula e blocos administrativos reconstruídos ou reabilitados com a construção de melhores padrões, incluindo a reabilitação de 50 escolas inclusivas e 70 instalações de saneamento sensíveis ao género e adaptadas culturalmente.
  • melhorar 50 casas para habitação de 50 professores.
  • treinar 250 professores e fornecer materiais sobre Educção Inclusiva e de Emergência (EiE).
  • apetrechar 500 membros do Círculos de Interesse integrando abordagens participativas para discutir e praticar questões relacionadas ao ambiente de aprendizado seguro, proctetor e pacífico em grupos de pares.
  • disseminar e sensibilizar 100.000 habitantes com informação sobre direitos e serviços legais e crianças vítimas de abuso sexual e crianças negligenciadas que devem passar a ter acesso à justiça e a serviços especializados de assistência jurídica.
  • equipar 700 membros do Conselho Escolar aumentando sua capacidade de alcançar crianças fora da escola e angariação de fundo, na comunidade, para a manutenção escolar de salas de aula reabilitadas.
  • capacitar 150.000 membros da comunidade, dos quais 38.000 são adolescentes e jovens, em matérias de apoio à educação inclusiva, incluindo a prevenção da violência contra crianças.
  • treinar 600 jovens em questões de prevenção e combate à violência contra crianças e educação inclusiva.
  • envolver 2.500 alunos na escola e 2.000 jovens fora da escola em diálogos entre pares na prevenção e combate à violência contra crianças e educação inclusiva.

 

Contacto para os media

Gabriel Pereira

Communication Officer

UNICEF Moçambique

Telefone: +258 82 316 5390

Claudio Fauvrelle

Communication Officer

UNICEF Moçambique

Telefone: +258 82 305 1990

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz

Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook