Governo da Noruega e UNICEF assinam Adenda de Cooperação para promover aprendizagem, protecção e empoderamento de crianças e adolescentes no norte de Moçambique

26 Novembro 2025
Governo da Noruega e UNICEF assinam Adenda de Cooperação para promover aprendizagem, protecção e empoderamento de crianças e adolescentes no norte de Moçambique
UNICEF Moçambique/2025/Cremildo Assane

O Governo da Noruega e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) assinaram hoje em Maputo, uma adenda de cooperação orçada em 30 milhões de NOK (USD 2,9 milhões de dólares) para apoiar crianças e adolescentes no norte de Moçambique.

O financiamento integra a segunda fase do programa de apoio à recuperação e resiliência no norte de Moçambique, abrangendo as províncias de Cabo Delgado e Nampula. De 2025 a 2027, o foco será desenvolver competências e promover a coesão social entre adolescentes e jovens, com ênfase em raparigas e mulheres vulneráveis.

A primeira fase foi implementada em Cabo Delgado e Nampula entre Maio de 2023 e Dezembro de 2025 e beneficiou mais de 62,400 pessoas, incluindo 47,100 crianças, das quais 52 por cento são do sexo feminino.

Entre os principais resultados da primeira fase destacam-se diversos avanços significativos nas áreas de educação, protecção e empoderamento infantil. Foram distribuídos 11,700 kits escolares, garantindo que milhares de crianças tivessem acesso aos materiais essenciais.

Além disso, 400 professores participaram em acções de formação especializadas e foram construídas 40 salas de aula, beneficiando directamente cerca de 4,000 crianças.

No âmbito da protecção, houve a reintegração de 131 crianças anteriormente associadas a grupos armados, bem como o fornecimento de apoio psicossocial a 12,620 crianças. Este apoio foi promovido por meio de clubes de paz, actividades teatrais e programas de rádio.

O programa também facilitou o registo de nascimento para 5,192 crianças, assegurando-lhes direitos fundamentais. E também se destaca o engajamento mensal de 35,000 ouvintes em programas de rádio liderados por adolescentes, e a disseminação de mensagens positivas nas comunidades.

O Embaixador do Reino da Noruega em Moçambique, Sua Excelência, Egil Thorsås, afirmou que "Apoiar os adolescentes e jovens do norte de Moçambique é uma prioridade para a Noruega. Muitos enfrentam violência, deslocação e riscos de recrutamento, mas continuam a demonstrar resiliência e potencial. O nosso apoio de 30 milhões de coroas norueguesas é mais do que financiamento — é um compromisso claro de proteger direitos, reduzir vulnerabilidades e criar caminhos para segurança, estabilidade e oportunidades. Investir nestes jovens hoje é investir na paz e na resiliência de amanhã”.

“A parceria entre o Governo da Noruega e o UNICEF é fundamental para ampliarmos o impacto positivo nas vidas de milhares de crianças e adolescentes, especialmente os mais vulneráveis, promovendo esperança e oportunidades para um futuro melhor. Mesmo diante de desafios como conflitos e instabilidade, continuamos a investir no empoderamento dos jovens, promovendo competências, saúde mental e participação activa para que sejam agentes de mudança nas suas comunidades”, afirmou Mary Louise Eagleton, Representante do UNICEF em Moçambique.

A segunda fase do programa visa melhorar a empregabilidade dos jovens através de lições de empreendedorismo, desenvolvimento de competências digitais, habilidades ecológicas, apoio psicossocial e incentivo à participação cívica. O projecto será implementado em distritos afectados pelo conflito no norte de Moçambique, onde adolescentes enfrentam riscos de exploração incluindo recrutamento forçado, uniões prematuras e vários tipos de violência. 

Contacto para os media

Telcinia Nhantumbo
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 84 748 9538

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz

Siga o nosso trabalho nas redes sociais: WhatsApp | Twitter | Facebook

Por favor, considere fazer uma doação para o nosso trabalho em Moçambique.