UNICEF alerta para circulação de mensagens falsas que aumentam o risco de desinformação sobre o Coronavírus 

Mensagens falsas na internet sugerem que evitar comer gelados e outros alimentos frios pode ajudar a prevenir a doença

10 Março 2020
Coronavírus (Covid-19)
UNICEF/2020

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) alerta para a circulação de mensagens falsas na internet que são um risco para a desinformação sobre o coronavírus e que podem ter consequências graves. A desinformação durante uma crise de saúde pode levar a paranoia, medo e estigmatização, tornando as pessoas mais desprotegidas e vulneráveis.

Uma mensagem que está a circular na internet em várias línguas em todo o mundo, sugere, entre outras coisas, que evitar comer gelados e outros alimentos frios pode ajudar a prevenir o aparecimento da doença.

“Isto é completamente errado. O UNICEF apela a todos, que procurem informação fidedigna sobre medidas de protecção, através de fontes oficiais como o UNICEF ou a Organização Mundial de Saúde (OMS), oficiais de saúde do governo e profissionais de saúde credíveis; e que evitem partilhar informação de fontes não verificadas ou duvidosas,” disse Charlotte Petri Gornitzka, Sub-directora Executiva para Parcerias do UNICEF.

Em Moçambique, alguns seguidores do UNICEF têm-nos enviado mensagens alertando para mensagens falsas que circulam actualmente no WhatsApp como se tivessem sido enviadas pelo UNICEF.

O UNICEF está a tomar medidas para facultar informação sobre o vírus, e está a trabalhar em colaboração com a OMS, entidades governamentais e parceiros online como o Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter para garantir que a informação disponibilizada é fidedigna, e para alertar para situações em que surgem informações falsas como é o caso desta mensagem que está a circular online e não está de forma nenhuma associada com o UNICEF.

Para obter informações sobre como evitar o coronavírus, consulte gratuitamente a plataforma PENSA, digitando no seu telemóvel *660# ou ligue grátis para o Alô Vida, através dos números 800149, 82149 e 84146.

 

Para obter informações sobre como evitar #COVID19, consulte GRÁTIS a Plataforma PENSA, digitando *660# ou ligue GRÁTIS para o Alô Vida, através de 800149, 82149 e 84146.

 

Contacto para os media

Gabriel Pereira
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 82 316 5390
Claudio Fauvrelle
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 82 305 1990

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz

Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook