GAVI Renova o seu apoio à vacinação em Moçambique

08 Dezembro 2023
GAVI Renova o seu apoio à vacinação em Moçambique
WHO/2023

Maputo, 08 de Dezembro de 2023 - Uma missão de Alto nível da Aliança Mundial para a Vacinação e Imunização (GAVI) está a efectuar uma visita oficial a Moçambique, de 10 a 12 de Dezembro de 2023 com o objectivo de renovar o compromisso político e encontrar formas para acelerar os reforços da imunização de rotina.  

Farão parte desta missão, os Director Executivo da GAVI, Dr. David Marlow, quadros seniores da GAVI, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), bem como equipas técnicas do país.

Está previsto que durante a sua estadia em Moçambique, a equipa participe em reuniões com membros do Governo, doadores, Organizações Não Governamentais (ONGs), Organizações de Base Comunitária (OBC), entre outros.

O ano de 2022 foi caracterizado por grandes desafios no Programa Alargado de Vacinações (PAV) devido à ocorrência de inúmeras emergências de saúde pública em simultâneo. Destas, destacam-se a resposta à pandemia da COVID-19, de surtos de Sarampo, bem como a resposta aos casos de Poliomielite Selvagem notificada na província de Tete, e outras variantes notificadas nas províncias da Zambézia, Manica, Nampula e Cabo Delgado, nas regiões centro e norte do país.

Este ano o País conduziu campanhas de Vacinação Oral contra a Cólera (OCV) nas províncias de Nampula, Zambézia, Tete, Sofala e Gaza.

O Ministério da Saúde é uma instituição do governo, cuja missão é contribuir para que todos os moçambicanos, especialmente os grupos vulneráveis, possam desfrutar da melhor saúde possível através da prestação de mais e melhores serviços de saúde essenciais e universalmente acessíveis. Este desiderato é alcançado através de uma vasta rede de subsistema público, privado e comunitário.

“A visita da GAVI aparece numa altura em que o país enfrenta o desafio de reduzir o número de crianças que não receberam a 1ª dose de vacinação do Calendário Nacional de Vacinação, principalmente em 5 províncias do país (Niassa, Cabo Delgado, Nampula, Zambézia e Tete). Por isso, esta visita será uma oportunidade para reforçar a nossa parceria para que os cuidados de saúde primários sejam acessíveis e equitativos no nosso país.” Considera Sua Excelência Prof. Doutor Armindo Daniel Tiago, Ministro da Saúde.

Refere ainda que apesar dos constrangimentos, o país conseguiu em 2022 várias realizações, com destaque as seguintes:

  • 94% de taxa de cobertura nacional da 1ª dose da vacina contra Vírus do Papiloma Humano (HPV);
  • 99% de taxa de cobertura de vacinação nacional contra COVID-19 em adolescentes de 12 a 17 anos de idade;
  • Acima de 95% de cobertura em seis rondas de vacinação contra pólio.”

Numa declaração, David Marlow, Director Executivo da GAVI, a Aliança para as Vacinas, referiu: "A GAVI e os Parceiros da Aliança reafirmam o seu compromisso de apoiar os esforços de imunização de Moçambique. A próxima visita oficial apresenta uma oportunidade para um envolvimento sustentado, conversas detalhadas e o fortalecimento da nossa parceria para a nossa visão partilhada: um programa de imunização eficaz e com bons recursos que melhore os resultados de saúde para o povo de Moçambique."

 A nossa parceria tem êxito, graças ao envolvimento de vários actores a destacar:

  • O envolvimento e Liderança do MISAU em todas actividades de imunização no país;
  • Envolvimento activo de organizações e/ou instituições (apoio técnico e financeiro), nomeadamente, OMS, UNICEF, Banco Mundial, CDC, USAID e seus parceiros de implementação, JSI, Village Reach, ACASUS, entre outros;
  • O envolvimento de líderes e pessoas influentes locais, o respeito pelos costumes, tradições e o uso das línguas locais das comunidades, aliado a melhor coordenação e comunicação entre as estruturas sanitárias e as lideranças locais, permitiu o alcance de crianças que geralmente não são alcançadas na rotina.
  • A colaboração da Mídia na divulgação da informação sobre a campanha nas rádios comunitárias através das línguas locais facilitou a perceção das mensagens chave sobre as vacinas administradas durante a campanha, assim como dos benefícios da vacinação de rotina.

De acordo com a Sra.  Eva Kadilli, Directora Regional da UNICEF para a África Oriental e Austral, "As crianças que não receberam uma única dose de vacina são provavelmente provenientes das comunidades mais vulneráveis e mais pobres. A UNICEF continuará a trabalhar em estreita colaboração com o Ministério da Saúde, a GAVI e os parceiros para garantir que todas as crianças estejam protegidas contra doenças e que nenhuma criança seja deixada para trás".

Para o Representante da OMS em Mocambique, Dr. Severin von Xlaynder “A imunização é uma componente essencial dos Cuidados de Saúde Primários e um Direito Humano indiscutível. As vacinas são também essenciais para a prevenção e o controlo de surtos e epidemias de doenças infeciosas”.


Sobre GAVI

GAVI, a Aliança para as Vacinas, é uma parceria público-privada que ajuda a vacinar mais de metade das crianças do mundo contra algumas das doenças mais mortais do mundo. Desde a sua criação em 2000, a Gavi ajudou a imunizar uma geração inteira - mais de mil milhões de crianças. A GAVI também desempenha um papel fundamental na melhoria da segurança sanitária mundial, apoiando os sistemas de saúde, a resposta a surtos e as reservas mundiais de vacinas. A Vaccine Alliance reúne governos, a OMS, a UNICEF, o Banco Mundial, a indústria de vacinas, agências técnicas, a sociedade civil, a Fundação Bill & Melinda Gates e outros parceiros. Saiba mais em www.gavi.org 

 

Contacto para os media

Gabriel Pereira
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 84 522 1721

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz

Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook