Campanha de vacinação contra a poliomielite começa em quatro países depois de caso confirmado no Malawi
Lilongwe/Maputo, 20 de Março de 2022 - Mais de nove milhões de crianças serão vacinadas contra a poliomielite na primeira ronda de uma campanha de massas em quatro países da África Oriental e Austral, após a confirmação de um surto no Malawi.
A campanha, liderada por governos, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e parceiros, foi lançada hoje no Malawi, e será seguida na quinta-feira com campanhas a começar nos países vizinhos, Moçambique, Tanzânia e Zâmbia.
Seguir-se-ão mais três rondas de vacinação nos próximos meses, cobrindo um total de mais de vinte milhões de crianças.
"Este é o primeiro caso de pólio selvagem detectado em África há mais de cinco anos e o UNICEF está a trabalhar em estreita colaboração com governos e parceiros para fazer todo o possível para bloquear que o o vírus se alastre", diz Mohamed M. Fall, Director Regional do UNICEF para a África Oriental e Austral. "A poliomielite propaga-se rapidamente e pode matar ou causar paralisia permanente".
O UNICEF, a Organização Mundial de Saúde e outros parceiros da Iniciativa Global de Erradicação da Poliomielite estão a apoiar os governos com o impulso urgente, depois de ter sido confirmado no mês passado que uma menina de três anos de idade foi paralisada pelo poliovírus selvagem em Lilongwe, no Malawi.
As pessoas contraem mais frequentemente a poliomielite quando bebem água contaminada com as fezes de alguém que é portador do vírus. As crianças com menos de cinco anos e as que vivem em zonas com falta de saneamento são as que correm maior risco.
"Uma resposta regional é vital, pois a poliomielite é extremamente contagiosa e pode propagar-se facilmente à medida que as pessoas se deslocam através das fronteiras", diz Mohamed M. Fall.
"Não há cura para a poliomielite, mas a vacina protege as crianças para toda a vida". Estamos a trabalhar com a Organização Mundial de Saúde e outros parceiros para garantir que os pais, assim como os líderes comunitários e religiosos, saibam como é importante que cada criança receba a sua vacina".
O UNICEF já adquiriu mais de 36 milhões de doses de vacina contra a poliomielite para as duas primeiras séries de imunizações de crianças no Malawi, Moçambique, Tanzânia e Zâmbia e está a ajudar a preparar a seguinte resposta:
- No Malawi, o UNICEF está a instalar 270 novos frigoríficos de vacinas, a reparar frigoríficos de vacinas e a distribuir 800 dispositivos de monitorização remota da temperatura, portadores de vacinas e caixas frigoríficas. Em parceria com a Organização Mundial de Saúde, o UNICEF formou 13.500 trabalhadores e voluntários de saúde, 34 agentes distritais de promoção da saúde e 50 líderes religiosos.
- Em Moçambique, o UNICEF adquiriu 2.500 portadores de vacinas e entregou 100 caixas frigoríficas e está a ajudar com a rápida entrega de vacinas de armazéns nacionais a provinciais. O UNICEF está também a apoiar a formação de 33.000 supervisores e trabalhadores da linha da frente sobre gestão de vacinas e mudança social e comportamental, bem como a formação de jornalistas, distribuição de materiais de comunicação e difusão de spots de rádio e televisão para apoiar a campanha da poliomielite.
- Na Tanzânia, o UNICEF formou 2.147 trabalhadores de saúde, 5.128 mobilizadores sociais e 538 críticos municipais, e facilitou a aquisição de 3.000 portadores de vacinas e 360 caixas frigoríficas, que deverão ser entregues em Abril de 2022 para utilização nas próximas rondas de campanhas.
- Na Zâmbia, mais de 200 formadores estão a treinar trabalhadores da saúde a nível provincial e distrital, com o apoio do UNICEF e parceiros. Os funcionários distritais receberam formação em vigilância da poliomielite, em parceria com a Organização Mundial de Saúde.
Contacto para os media
Sobre o UNICEF
O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz
Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook