Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Rubéola ajuda mães em Nampula

28 Maio 2018
Embaixadora do UNICEF em Moçambique participa na campanha de vacinação em Ribaue
UNICEF Moçambique/2018/Ricardo Franco

Ribáuè, NAMPULA, 28 Maio 2018 - Dirigimo-nos ao Centro de Saúde de Ribáuè, na companhia da Embaixadora do UNICEF Neyma, para apoiar a Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Rubéola que estava a decorrer durante aquela semana (9 a 15 de Abril de 2018). Encontrámos a Laidia que acabava de dar a luz, uma menina, e esperava para ser atendida no meio de uma multidão de mães e seus filhos.

A Vila de Ribáuè é a Sede do Distrito com o mesmo nome, na Província de Nampula, delimitado à Norte e Noroeste pelo Distrito de Lalaua, à Oeste pelo Distrito de Malema, à Sul pelos Distritos de Alto Molócue e Gilé (da Província da Zambézia) e à Este pelos Distritos de Murrupula, Nampula e Mecubúri.

Laidia Lorena, uma jovem de 23 anos, estudante do Curso de Agronomia no Instituto Agrário de Mocuba, mãe de uma menina de três anos de idade, contou-nos que tomou conhecimento da Campanha após ter dado parto naquela madrugada, uma outra menina, ainda por registar. Casada e a viver numa localidade que dista duas horas de Mocuba, no seu estado de gravidez, a informação da Campanha de Vacinação ainda não havia chegado a ela.

 O marido trabalha e permite que Laidia possa estudar para terem um futuro melhor, facto bastante diferente da realidade das outras mulheres. Com o apoio da sua mãe, que a acompanha ao Centro de Saúde, ela sente-se bastante feliz por poder sonhar em dar um futuro às suas crianças.

O registo de nascimento da menina recém-nascida, seria feito na semana seguinte, num posto de registo de nascimentos perto da sua localidade. Decidiram pelo nome da Neyma, carinhosamente escolhido, como agradecimento ao apadrinhamento da Embaixadora do UNICEF que ajudou Laidia a sair da multidão para ser atendida com prioridade, juntamente com a sua bebé para pesagem e vacinação.

Laidia prometeu que na semana seguinte, para além de registar a sua bebé, levaria também a sua filha mais velha, à ser vacinada contra o Sarampo e a Rubéola.

A Campanha de Vacinação foi liderada pelo Governo de Moçambique, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e outros parceiros, durante os dias 9 a 15 de Abril de 2018, tendo conseguido atingir milhões de crianças nessas regiões de Nampula e nas Províncias de Zambézia, Niassa e Cabo Delgado.   

Contacto para os media

Gabriel Pereira
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 84 522 1721
Claudio Fauvrelle
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 84 522 3266

Recursos adicionais

Mãe, pai, leve a sua criança de 6 meses a 14 anos para apanhar a vacina contra o Sarampo e Rubéola no Posto de Vacinação ou Centro de Saúde mais próximo. É de borla.

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz

Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook