O que fazemos
O UNICEF é o líder global que promove e protege os direitos das crianças em 190 países, incluindo a Guiné-Bissau.
- Disponível em:
- English
- Portuguese
O trabalho do UNICEF na Guiné-Bissau
O programa do UNICEF concentra-se na prestação de serviços, dados os frágeis serviços governamentais que precisam de constante fortalecimento de capacidade. Devido à alta taxa de mortalidade infantil, o UNICEF tem um forte foco na sobrevivência infantil, apoiando, em particular, uma rede nacional de agentes de saúde comunitária. O UNICEF está também na liderança de um grupo local de parceiros da educação e esforça-se para garantir que todas as crianças possam ter acesso aos serviços abrangentes de educação.
Ao nível das políticas, o UNICEF apoia o desenvolvimento de políticas e estruturas legais que orientarão as intervenções do governo nos setores sociais.
Além dos principais recursos, o UNICEF utiliza recursos de vários parceiros, incluindo a União Europeia e o Fundo de Consolidação da Paz da ONU. A mobilização de recursos continua a ser um desafio, pois os países doadores do retiraram seu apoio. O UNICEF também está engajado no diálogo sobre proteção social e apoiou em 2017 uma análise da pobreza multidimensional infantil (MODA).
Os nossos programas
Saúde materna e infantil
A ampliação de intervenções de sobrevivência infantil a nível comunitário para acelerar a redução da mortalidade materna e infantil, fornecendo cuidados básicos e de qualidade à população é uma prioridade organizacional para o UNICEF.
Nutrição materna e infantil
Na Guiné-Bissau, 1 em cada 4 crianças é atrofiada e enfrenta consequências negativas a longo prazo ao longo da sua vida, tornando-se suscetível à morbidez na idade adulta.
Crianças e SIDA
Estima-se que 5,3% da população em idade reprodutiva viv com VIH. Sendo esta a segunda maior taxa na África Ocidental. As mulheres representam mais de 70% de todos os casos.
Saúde comunitária
A ampliação de intervenções comunitárias para reduzir a mortalidade infantil e materna tem sido uma das maiores conquistas resultantes do apoio do UNICEF ao ministério da saúde nas onze regiões de saúde.
Água, saneamento e higiene
Até ao final de 2017, quase um terço da população rural vivia em comunidades verificadas pelo ODF. No entanto, são necessários esforços adicionais para seguir as metas de saneamento para 2030.
Educação de qualidade
O setor educacional enfrenta muitos desafios em termos de acesso à educação para todas as crianças do país e de qualidade. As taxas líquidas de matrícula no anuário 2014/2015 mostram que 34% das crianças de 6 a 11 anos não estão matriculadas.
Proteção das crianças
Apesar da contínua instabilidade política e institucional, o UNICEF presta a assistência necessária ao governo para a elaboração da política de proteção à criança e do código de proteção à criança.
Política social, seguimento e avaliação
Décadas de instabilidade e governança fraca deixaram a Guiné-Bissau nos 10 níveis mais baixos em termos de qualidade da prestação de serviços públicos.
Advocacia, comunicação e parcerias
Dado o atual cenário dos mídia, as rádios comunitárias, com programas de conscientização produzidos e transmitidos nos idiomas locais, desempenham um papel muito importante nas comunidades rurais.