O que fazemos
O UNICEF é o líder global que promove e protege os direitos das crianças em 190 países, incluindo a Guiné-Bissau.
- Disponível em:
- English
- Portuguese
O trabalho do UNICEF na Guiné-Bissau
O Programa Nacional da Guiné-Bissau do UNICEF 2022-2026 está plenamente alinhado com o Quadro de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (UNSDCF), 2022-2026, conduzindo e participando em esforços conjuntos, particularmente em matéria de efeitos relacionados com o desenvolvimento e a governação de capital humano. O UNSDCF, por sua vez, está alinhado com o Plano de Desenvolvimento Nacional 2020-2023.
Os nossos programas
Sobrevivência e desenvolvimento infantis
Até 2026, mães, raparigas e rapazes, incluindo recém-nascidos e adolescentes, deverão ter acesso equitativo e expandido a intervenções com alto impacto e qualidade, para a sua sobrevivência e o seu desenvolvimento.
Acesso à aprendizagem
Até 2026, as crianças, incluindo adolescentes, em especial as mais vulneráveis, deverão dispor de acesso acrescido e benefícios associados a serviços de desenvolvimento infantil precoce com qualidade, ensino pré-primário, primário e do primeiro ciclo do secundário, bem como oportunidades alternativas de aprendizagem, num ambiente seguro e protetor
Proteção infantil
Até 2026, as raparigas e os rapazes, em especial os mais desfavorecidos, deverão beneficiar cada vez mais de um sistema de proteção infantil que efetivamente previna e responda à violência, ao abuso e à exploração e desfrutar de acesso acrescido e equitativo a serviços de registo de nascimento.
Inclusão social
Até 2026, mais rapazes e raparigas vulneráveis serão beneficiados por um sistema de proteção social baseado na equidade e as crianças beneficiarão de mais despesa pública em saúde, educação e proteção social.
Advocacia e comunicação
Atividades de comunicação e advocacia, inclusive algumas lideradas por crianças e adolescentes, mobilizaram parceiros e recursos em torno da promoção dos direitos da criança e aumentaram a visibilidade dos programas apoiados pelo UNICEF.
Eficácia do programa
30 parceiros de implementação receberam formação sobre a Abordagem Harmonizada às Transferências Monetárias (HACT) para assegurar que os fundos transferidos sejam aplicados nos fins pretendidos e que sejam tomadas medidas de garantia.