Acesso à aprendizagem
Expandir o acesso à aprendizagem
- English
- Portuguese
Situação e desafios
O setor da educação na Guiné-Bissau enfrenta uma crise de aprendizagem sistémica que compromete gravemente o potencial das futuras gerações. Apenas 12% das crianças entre os 7 e os 14 anos têm competências básicas de leitura e apenas 7% demonstram competências aritméticas. Cerca de 28% das crianças em idade escolar estão fora da escola, e apenas 27% concluem o ensino primário.
O acesso à educação pré-escolar é extremamente limitado, com apenas 14% das crianças a frequentá-la. As disparidades regionais são marcadas: 53,5% em Bissau face a apenas 3% em Bafatá. Apenas uma em cada quatro escolas oferece o ciclo completo de seis anos do ensino primário, contribuindo para o abandono e a repetição escolar.
As escolas carecem de professores qualificados, materiais de aprendizagem, instalações de água e saneamento e salas de aula suficientes. Estas lacunas afetam desproporcionalmente as raparigas, as crianças com deficiência e as que vivem em zonas rurais e remotas.
Resposta do UNICEF
O UNICEF trabalha em estreita colaboração com o Ministério da Educação e parceiros nacionais para garantir o direito à educação e estruturar um sistema de ensino mais inclusivo e equitativo. As nossas intervenções combinam a resposta direta no terreno com investimentos estratégicos no fortalecimento do sistema nacional.
Educação na primeira infância
O UNICEF apoiou a implementação do novo currículo nacional de educação pré-escolar, com 550 educadores formados em metodologias de aprendizagem baseadas no jogo. O programa abrangeu cerca de 13.000 crianças numa fase piloto, apoiou 7.835 matrículas no pré-escolar e formou 467 educadores de infância.
Apoio aos professores
O UNICEF reforçou as capacidades dos professores do ensino primário, com enfoque nas práticas de avaliação em sala de aula. Em 2025, 4.282 professores foram apoiados na realização de avaliações alinhadas com os regulamentos nacionais.
Alcançar as crianças mais vulneráveis
Um programa-piloto de aprendizagem acelerada acolheu 500 crianças fora da escola e com atraso escolar. Através do programa de Educação Infantil pela Rádio, 1.555 crianças em zonas remotas de Gabú e Bafatá beneficiaram de aulas que combinam emissões pré-gravadas com debate comunitário facilitado.
Resultados Principais