Preparação dos Cras em emergências: diretrizes e orientações

UNICEF e Congemas lançam sua primeira publicação conjunta para orientar profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas) à preparação para emergências e calamidades

Destaques

A publicação “Diretrizes e Orientações Gerais para preparação dos Centros de Referência de Assistência Social – Cras em contextos de Calamidades e Emergências e da pandemia da Covid-19” é fruto da parceria entre o UNICEF e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). Trata-se de ferramenta para auxílio à atuação de gestores e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), sobretudo dos Cras, em situações de emergências, a exemplo da pandemia da Covid-19. Parte de uma série de iniciativas conjuntas, a ferramenta auxilia na preparação a tais situações, com linguagem visual e escrita atrativa e construída sobre as evidências de uma pesquisa com 1.020 gestores municipais da assistência social. Além da participação na pesquisa, tal ferramenta foi discutida e construída em oficina, que contou com os presidentes dos Colegiados Estaduais de Gestores Municipais de Assistência Social e de grandes especialistas na área.

Com a pandemia, os profissionais da assistência social precisaram adaptar-se às diferentes realidades impostas, tendo que implementar as políticas sanitárias e de distanciamento social e, ao mesmo tempo, manter os serviços e benefícios, ainda mais necessários à população. Dessa forma, o Congemas, em seu importante papel de fortalecimento da assistência social no Brasil, e o UNICEF, que expandiu a sua já capilarizada atuação no Brasil com respostas à emergência que atinge as famílias mais vulneráveis, sempre com o foco voltado às crianças e adolescentes, unem-se para criar e difundir diretrizes capazes de orientar gestores e profissionais da assistência social, focando não apenas na atual pandemia, mas também com o intuito de apresentar insumos que possam prepará-los para outras possíveis situações de calamidade e emergência no País.

capa da publicação mostra um menino ajeitando a máscara
Autor
UNICEF Brasil e Congemas
Data da publicação
Idiomas
Português

Baixar o relatório

(PDF, 1,88 MB)