Indicadores da Qualidade na Educação: Relações Raciais na Escola

Considerando a magnitude e complexidade da questão racial no Brasil e, especificamente, na educação brasileira, os Indicadores da Qualidade na Educação Relações Raciais na Escola foram elaborados visando contribuir com a superação do racismo nas escolas.

Destaques

Indicadores de Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola é um instrumento que permite à comunidade escolar avaliar suas práticas, ao tempo em que descobre novos caminhos para construção de uma educação com a marca da igualdade racial. Essa metodologia participativa orientou a própria elaboração dos indicadores, desenvolvidos por meio de amplo trabalho coletivo por iniciativa da organização não governamental Ação Educativa.

Juntos, temos o desafio de aprofundar avanços, particularmente na construção de uma educação inclusiva, que garanta o direito de aprender a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Ou seja, um ambiente escolar que respeite a diversidade, valorize as matrizes africanas e reconheça a importância das contribuições da África e de seus descendentes na formação do País.

Integra a coleção Indicadores da Qualidade na Educação (Indique), que também é composta por outros três volumes: Indicadores da Qualidade no Ensino Fundamental, Indicadores da Qualidade na Educação Infantil e Indicadores da Qualidade no Ensino Médio.

capa da publicação mostra pinturas étnicas

Autor

UNICEF, Ação Educativa, MEC/Inep, Seppir

Data da publicação

Idiomas

Português

ISBN

978-85-86382-26-0

Baixar o relatório

(PDF, 20,68 MB)