Emergências no Sistema Único de Assistência Social (Suas) – O que fazer?

Guia apresenta informações práticas para a Assistência Social em emergências, com especial atenção a crianças, adolescentes e grupos mais vulneráveis

Destaques

As perspectivas futuras desenham cenários nos quais será mais comum a ocorrência de eventos adversos, decorrentes, entre outros, de mudanças climáticas, deterioração ambiental, urbanização, e sobrecarga das cidades. Esses eventos têm ocorrido de forma cada vez mais frequente e com maior intensidade. É possível conter o poder destrutivo desses eventos, isto é, impedir que se transformem em desastres, por meio de um planejamento cuidadoso e coordenado, desenhado para reduzir a exposição e a vulnerabilidade das famílias e indivíduos aos danos, e a Assistência Social, como ator-chave da proteção social no território, é fundamental nesse processo.

Desenvolvido como apoio técnico à Secretaria Nacional de Assistência Social/MDS, o guia rápido foi elaborado com o objetivo de transmitir as informações práticas sobre o tema para equipes técnicas e gestores de Assistência Social, contribuindo com o planejamento e coordenação no território. Ele é o precursor de uma série de orientações técnicas que visam contribuir com a proteção social de crianças, adolescentes e grupos mais vulneráveis em contextos de emergência. Além de a apresentação de um roteiro de ações que devem ser desenvolvidas em etapas pré-emergência, emergência e pós-emergência, o guia organizou materiais de apoio por temas relevantes para a Assistência Social e que podem ser acessados pelos QRcodes ou diretamente pelos links do guia elaborado em formato interativo.

Capa da publicação mostra o rosto de uma criança olhando para a câmera
Autor(es)
MDS/UNICEF
Data da publicação
Idiomas
Português

Arquivos disponíveis para download