Alimentação na Primeira Infância

Conhecimentos, atitudes e práticas de beneficiários do Bolsa Família com crianças pequenas em relação à alimentação e ao consumo de produtos ultraprocessados

Destaques

O estudo Alimentação na Primeira Infância: conhecimentos, atitudes e práticas de beneficiários do Bolsa Família, realizado pelo UNICEF, analisou os hábitos alimentares de famílias com crianças menores de 6 anos apoiadas pelo Bolsa Família, agora substituído pelo Auxílio Brasil. Foram entrevistadas 1.343 pessoas responsáveis por 1.647 crianças, em 21 estados.

Os resultados revelam um nível relativamente alto de consciência sobre a necessidade de uma alimentação saudável. Mas também demonstra a grande dificuldade das famílias em identificar o que é saudável ou não, assim como em interpretar os rótulos de alimentos.

A crise da alimentação saudável de crianças pequenas se aprofundou ainda mais durante e também por causa da pandemia. Devido ao fechamento de estabelecimentos de ensino em todo o País, muitas crianças perderam o acesso à alimentação escolar, o que afeta particularmente meninos e meninas de famílias pobres.

Na base desses resultados, o estudo apresenta uma série de recomendações para ajudar o Brasil a garantir uma alimentação de qualidade para cada uma de suas crianças.

Foto da capa da publicação mostra crianças em um refeitório comendo a merenda escolar.
Autor
UNICEF Brasil
Data da publicação
Idiomas
Português

Baixar a publicação

(PDF, 19,91 MB)