#AgendaCidadeUNICEF
Conheça o novo programa #AgendaCidadeUNICEF.

ATÉ 2020
A Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) era a principal agenda do UNICEF para promover direitos de crianças, adolescentes e jovens vulneráveis das grandes cidades brasileiras. Importantes resultados foram alcançados, como a queda na taxa de abandono escolar em Fortaleza (CE) – de 2,76% para 0,50% – e a redução em 38% na taxa de mortalidade neonatal em Vitória (ES).
Infelizmente, o crescimento da violência continua a gerar dados alarmantes. Para você ter uma ideia, dos dois terços de adolescentes assassinados em São Paulo estavam fora da escola há mais de um ano. Esses e outros indicativos fizeram com que o UNICEF reformulasse a sua estratégia.
A PARTIR DE AGORA
O novo programa #AgendaCidadeUNICEF facilitará a integração entre gestões municipais, comunidades, setor privado, sociedade civil, famílias e crianças para prevenir, reduzir e neutralizar os impactos negativos da violência.
Algumas ações da #AgendaCidadeUNICEF:

EDUCAÇÃO
Busca Ativa Escolar e
Trajetórias de Sucesso Escolar

INCLUSÃO SOCIOPRODUTIVA
informação, capacitação e geração de oportunidades aos jovens (conheça a iniciativa 1MiO para saber mais)

PROTEÇÃO CONTRA A VIOLÊNCIA
fortalecer o atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência e efetivar metodologias e mecanismos de informação sobre casos de violência

ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL
Pode Falar! – plataforma de ajuda em saúde mental para adolescentes entre 13 e 24 anos

UNIDADES AMIGAS DA PRIMEIRA INFÂNCIA (Uapi)
estratégias de assistência técnica, capacitação, monitoramento, acompanhamento e certificação, favorecendo o diálogo entre profissionais e famílias com crianças até 6 anos de idade
Como?

O UNICEF
oferece cooperação técnica, apoia a implementação de políticas públicas municipais e facilita a troca entre as cidades.

A PREFEITURA
levanta dados sobre violência em seus territórios, firma compromisso com a iniciativa e desenvolve políticas públicas relacionadas aos temas prioritários.

OS PARCEIROS
mobilizam o público-alvo na ponta, responsabilizam-se pelas ações e comunicam seu andamento.

A COMUNIDADE
engaja adolescentes e jovens nas discussões, mobiliza a sociedade civil e a família e aciona empresas para gerar novas oportunidades aos jovens.