Mônica

Embaixadora do UNICEF no Brasil desde 2007

A personagem Mônica usa a faixa de embaixadora do UNICEF. Ela está segurando o coelho Sansão.
UNICEF/BRZ/Samir Baptista

Mônica, personagem dos quadrinhos de Mauricio de Sousa, foi nomeada Embaixadora do UNICEF no Brasil em 6 de novembro de 2007.

Muito antes de temas e expressões como protagonismo infanto-juvenil e empoderamento feminino ganharem relevância na mídia e no mundo, Mônica já era um exemplo da força e da liderança que as meninas podem ter. Há mais de cinco décadas, sua Turma ajuda a transmitir valores como amizade, justiça, respeito à diversidade, entre outros, falando diretamente com as crianças brasileiras sobre a importância da educação, da vacinação, do meio ambiente, entre outros assuntos importantes. Em 1993, Mônica e sua turma apresentaram o Estatuto da Criança e do Adolescente para as meninas e os meninos brasileiros numa edição especial da revistinha.

Desde abril de 2005, em parceria com o UNICEF, Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e toda a Turma começaram a aparecer em uma página mensal das revistinhas, falando sobre os direitos das crianças de maneira divertida. Entre os temas, o direito à educação, ao aleitamento materno e à inclusão das crianças com deficiência, o combate ao racismo e a importância da prática de esportes.

Em 12 de junho de 2006 – Dia Mundial contra o Trabalho Infantil –, foi lançado o gibi Toda Criança Quer Ser Criança, fruto da parceria entre os Estúdios Mauricio de Sousa e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, com o apoio do UNICEF e do Governo Brasileiro

Em fevereiro de 2009, Mônica estrelou a campanha Eu faço um mundo melhor para as crianças. O desenho animado com duração de 30 segundos alerta que toda criança tem o direito a crescer sem violência. No filme, Mônica ensina que a educação deve ser baseada na paciência, carinho, respeito e atenção. A locução do desenho é do Mauricio de Sousa.

Mônica e seu criador e Escritor do UNICEF para as Crianças, Mauricio de Sousa, também participaram da campanha do UNICEF Unidos pelas crianças e pelos adolescentes dos centros urbanos brasileiros. Essa campanha, lançada em outubro de 2010, contou ainda com a participação da Embaixadora do UNICEF no Brasil Daniela Mercury, entre outras celebridades.

Em 2013, para celebrar os 50 anos da Mônica, a Panini (editora das revistas da Turma da Mônica) e a Mauricio de Sousa Produções realizaram a Mônica Parede. Cinquenta artistas personalizaram 50 estátuas da Mônica, que foram instaladas nas ruas de São Paulo. Mauricio de Sousa foi o artista responsável pela Mônica Embaixadora do UNICEF. No dia 18 de dezembro daquele ano, 30 esculturas foram a leilão em prol do UNICEF.

Para celebrar o 10º aniversário de Mônica como embaixadora do UNICEF, em 2017, Mauricio de Sousa abriu as portas de seu estúdio em São Paulo, unindo-se ao UNICEF nas comemorações do Dia Mundial da Criança daquele ano. Oito meninas e meninos, entre 10 e 11 anos de idade, assumiram o controle da Mauricio de Sousa Produções por um dia.

Em 2018, Mônica emprestou sua força para alertar pais e responsáveis que a vacinação é um direito da criança e um dever da família, da sociedade e do Estado, participando da Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo e pólio.

Em 2019, para marcar os 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC) – adotada em 20 de novembro de 1989 –, Mônica e sua turma estão, a cada mês, falando sobre um dos direitos das crianças expressos na CDC em histórias em quadrinhos publicadas nos gibis da Turma.

Mônica foi criada em 1963 e tornou-se a estrela principal da Turma da Mônica. Ela é inteligente, espirituosa. Em 1970, Mônica ganhou sua própria revistinha em quadrinhos – a primeira na carreira de Mauricio de Sousa.

Mauricio de Sousa

Mauricio de Sousa – criador da personagem Mônica, embaixadora do UNICEF no Brasil – foi nomeado Escritor do UNICEF para as Crianças em 6 de novembro de 2007. Da prancheta de desenho do cartunista, animador, cineasta nasceram mais de 200 personagens, organizados em torno da Turma da Mônica. Seus personagens já protagonizaram diversas campanhas públicas sobre temas como saúde e higiene, vacinação, combate ao trabalho infantil, os perigos do tabaco e outras drogas, a importância do acesso à água limpa, segurança pública, meio ambiente e ainda a disseminação dos direitos de meninas e meninos, estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, publicada com apoio do UNICEF.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações de emergência no Brasil e no mundo.