Lázaro Ramos

Embaixador do UNICEF no Brasil desde 2009

Lázaro Ramos posa com a camiseta do UNICEF
UNICEF/BRZ/Jackeline Nigri

Lázaro Ramos foi nomeado embaixador do UNICEF no Brasil no dia 8 de julho de 2009, em cerimônia no Palácio da Guanabara, sede do governo do Estado do Rio de Janeiro, durante o lançamento da Plataforma dos Centros Urbanos no Rio de Janeiro.

O ator foi escolhido pelo UNICEF pela credibilidade que tem perante seu público e pela vinculação que consegue fazer entre sua agenda profissional – cheia de compromissos – e uma agenda social dedicada aos direitos de crianças e adolescentes brasileiros, principalmente aqueles em maior situação de vulnerabilidade. Lázaro conjuga o talento artístico com as qualidades pessoais para dialogar com a sociedade sobre o problema das desigualdades, do racismo e dos efeitos disso para todos.

Antes mesmo de ser nomeado embaixador, Lázaro participou, no dia 25 de julho de 2008, da abertura do seminário Educação e Convivência no Campo: avanços e desafios para o Semiárido baiano, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

Em sua primeira visita de campo como embaixador do UNICEF no Brasil, no dia 3 de setembro de 2009, Lázaro Ramos foi recebido por mais de 250 crianças e adolescentes no Centro Cultural da Escola Indígena da Aldeia Pataxó de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, no litoral sul da Bahia. Em 16 de novembro de 2009, participou da entrega da 8ª edição do Prêmio Itaú-Unicef. E no final desse mesmo ano, fez a locução dos spots de rádio da campanha de venda de cartões e presentes de Natal do UNICEF.

Em fevereiro de 2010, Lázaro Ramos participou da campanha de mobilização de recursos 'Eu, você e o UNICEF: juntos pelas crianças do Haiti', em que fez a locução do vídeo e dos spots de rádio. E no dia 12 de junho daquele ano, Lázaro Ramos e Taís Araújo estiveram presentes no 1º Encontro Laço Sul-Sul Jovem, em Brasília, que teve a participação de adolescentes e jovens da Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Paraguai, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Ainda em 2010, Lázaro Ramos estrelou a campanha do UNICEF sobre o impacto do racismo na infância. Também no contexto da campanha, participou, em 2011, de um chat no Twitter, via Twitcam, para celebrar o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial (Dia 21 de março).

Lázaro Ramos tem participado, na medida do possível, de filmes e campanhas do UNICEF de conscientização e também para arrecadação de recursos. Em junho de 2012, foi a estrela da campanha de aniversário de 50 anos das sandálias Havaianas. A renda da venda das sandálias foi revertida para o UNICEF.

No final de 2012, gravou uma mensagem para a entrega do Selo UNICEF Edição 2009-2012. No vídeo de 65’, Lázaro deu os parabéns aos municípios que conquistaram o Selo e convidou os prefeitos que viriam a assumir os novos mandatos a partir de janeiro de 2013 a continuar participando do Selo para fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes.

Em 2013 participou da campanha 'É da Nossa Conta! Sem Trabalho Infantil e pelo Trabalho Adolescente Protegido', da Fundação Telefônica Vivo, em parceria com o UNICEF e a OIT, e foi o porta-voz do site da Semana do Bebê.

No final de 2013, Lázaro emprestou sua voz para a peça central da campanha do aplicativo Proteja Brasil: uma animação em vídeo em que o embaixador do UNICEF fala sobre o aplicativo e convida o internauta a baixá-lo e divulgá-lo para suas redes. Lázaro também fez a foto com o aplicativo para a campanha 'Está em suas mãos proteger', que tinha como objetivo é ajudar a prevenir casos de violência e discriminação contra meninos e meninas durante a Copa do Mundo da FIFA 2014.

Em 2014, o embaixador do UNICEF no Brasil participou do projeto Incluir Brincando, da TV Cultura e do Sesame Workshop. O UNICEF foi parceiro estratégico dessa campanha transmídia direcionada à inclusão de crianças com deficiência por meio da conscientização do direito de brincar de forma segura e inclusiva.

Em 2016, Lázaro Ramos participou da ação 'Team UNICEF – Mova-se pelas Crianças', iniciativa realizada durante as Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio de Janeiro.

Em 2018, Lázaro esteve presente no lançamento do Comitê para Prevenção de Homicídios de Adolescentes no Rio de Janeiro e da campanha Mais que promessas, na qual o UNICEF pedia o compromisso de candidatos e candidatas nas eleições gerais brasileiras por melhores investimentos, políticas públicas e ações para cada criança e adolescente no Brasil.

Mesmo com uma agenda profissional extensa, o ator, escritor, diretor e apresentador não deixa de participar das ações promovidas pelo UNICEF. Lázaro Ramos é bastante atuante nas redes sociais, nas quais compartilha as campanhas e ações do UNICEF em prol dos direitos de crianças e adolescentes, como, por exemplo, a campanha de assistência humanitária do UNICEF às vítimas do ciclone Idai no sudeste da África em março de 2019.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações.