Jornada Operação Antivírus X: Seus superpoderes contra o coronavírus

Sem sair de casa, a geração mais conectada da história tem muito a contribuir para solucionar os problemas que toda a humanidade vivencia por causa da Covid-19

Assista ao vídeo-chamada

E inscreva-se no site www.jornadax.com.br

Link para o vídeo em seu site de origem
Livelab
Assista ao vídeo-chamada para inscrições

No game Jornada Operação Antivírus X, que tem o apoio institucional do UNICEF, adolescentes e jovens de 12 a 25 anos de diversas regiões se organizam em ligas e para superar desafios que valem tanto para o jogo online como para a vida real. Apoiar grupos de risco, desmascarar fake news, buscar soluções para pessoas que vivem na periferia e dependem do trabalho diário para sobreviver, superar a falta d’água, garantir a saúde emocional são alguns dos problemas que o jogo apresenta por meio de histórias de vida. Todos os desafios são discutidos nas redes sociais.

O papel de quem joga é encontrar soluções para essas e outras situações, por meio de projetos que possam ser aplicados na prática. Para isso, precisam mobilizar o apoio de uma rede de proteção de especialistas, empresas, organizações que podem oferecer recursos humanos ou materiais que potencializem as ideias das jogadoras e dos jogadores. A iniciativa conta com um time de voluntariado que inclui gamers (jogadores de videogame) e profissionais das áreas de programação, design, roteiro, educação, administração, medicina, arquitetura, engenharia e universidades, com disposição para somar sua criatividade e seus talentos para operacionalizá-la.

Ao se envolver na pesquisa sobre os desafios e buscar soluções, adolescentes e jovens potencializam seus “superpoderes” ligados às dez competências gerais da Base Nacional Curricular Comum (BNCC): conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; senso estético e repertório cultural; comunicação; cultura digital; autogestão; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; e autonomia. Tudo isso sem se expor aos riscos de infecção do coronavírus.

Para se inscrever, basta criar um time de no mínimo cinco e no máximo doze pessoas ou se juntar a uma equipe existente, inscrevendo-se no site www.jornadax.com.br

O game Jornada X é uma iniciativa da organização sem fins lucrativos Livelab e conta com apoio institucional do UNICEF, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da ONG Imaginable Futures, do Xlab Juiz de Fora, da Viração, dos Escoteiros do Brasil, do Colégio Sidarta, além de associações comunitárias de Heliópolis e Paraisópolis, em São Paulo.