“Consegui meu primeiro emprego graças ao Um Milhão de Oportunidades”, conta Maria Eduarda

Jovem do Mato Grosso do Sul se cadastrou na plataforma e, em uma semana, foi contratada

UNICEF Brasil
11 novembro 2020
foto mostra rosto de jovem sorridente
Arquivo pessoal

“Eu participava de alguns projetos de forma voluntária, mas precisava de um emprego que me gerasse renda, isso estava sendo muito necessário na minha vida. Procurei vagas por alguns meses, mas sem sucesso algum. Foi quando participei da live de lançamento da iniciativa Um Milhão de Oportunidades, dia 28 de outubro de 2020. Assim que a live foi encerrada, entrei no site, fiz meu cadastro e fui à procura de vagas. Selecionei uma e me candidatei. Alguns dias depois, já recebi um e-mail, fiz entrevista e, em uma semana, fui contratada!

Nasci em Dourados, Mato Grosso do Sul, e sempre estudei em escola pública. Em 2018, ingressei no curso que eu queria: Relações Internacionais na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Comecei a procurar vagas de trabalho e estágio por algum tempo, mas não encontrava uma que pudesse se encaixar no meu perfil. Além de as habilidades e os conhecimentos necessários às vagas, precisava também de opções com um horário mais flexível para continuar com meus projetos e me manter estudando.

Por meio do 1MiO, consegui encontrar uma oportunidade em que me encaixava: uma vaga de comunicação e marketing, na ONG Associação pela Saúde Emocional de Crianças (Asec). Será meu primeiro emprego com carteira assinada!

Tenho certeza de que essa oportunidade vai transformar minha trajetória como pessoa e profissional, trazendo experiências e vivência! Vou continuar usando a plataforma para adquirir conhecimento por meio dos cursos que são oferecidos por lá.

Sou grata à iniciativa do UNICEF, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e das empresas. O Um Milhão de Oportunidades é muito necessário, pois permite a viabilização do conhecimento e das oportunidades pelo Brasil a fora. Em um cenário de desigualdade, essa parceria entre as empresas, as organizações e a sociedade civil é um passo muito importante, que impacta a vida de jovens e adolescentes.”

Maria Eduarda Paes Ramos, 20 anos


Sobre a iniciativa "Um Milhão de Oportunidades"
"Um Milhão de Oportunidades" é parte do programa global Generation Unlimited (Geração Que Move, no Brasil), que reúne nove organizações das Nações Unidas (incluindo o UNICEF e a OIT), empresas multinacionais e sociedade civil.

No Brasil, o Comitê Programático da iniciativa é composto por UNICEF, OIT, Fundação Roberto Marinho, Itaú Social, Instituto Unibanco, United Way e quatro adolescentes. Até agora, a iniciativa brasileira conta com a adesão de empresas como Aegea, Americanas, Bayer, B2W Digital, Cia de Talentos, Colgate, Google, Heineken, Magazine Luiza, Mastercard, Novotec, P&G, PwC, Saint Gobain, Stefanini, Unilever e Wall Jobs. Fazem parte da iniciativa, também, Asec, CIEE, CNC, CNI, Instituto Claro, Jovens do Brasil, Lide Futuro, Pacto Global, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico de São Paulo e Valor Econômico.

Saiba mais em 1mio.com.br.