Dicas de limpeza e higiene para ajudar a manter o vírus da Covid-19 fora de sua casa

De lavar a roupa a preparar refeições – medidas diárias para ajudar a proteger sua família.

Uma mulher está lavando roupa enquanto seu filho a observa
UNICEF/UN0336496/Bunim

Posso pegar a doença do coronavírus (Covid-19) ao ingerir alimentos? Como devo lavar a roupa agora? As tarefas domésticas mais simples se transformaram em uma fonte de incerteza e ansiedade à medida que as famílias lutam para fazer o básico enquanto mantêm seus entes queridos seguros e saudáveis. A desinformação generalizada sobre o vírus coloca todos em risco e aumenta o estresse de ter que filtrar os fatos da ficção.

Enquanto pesquisas sobre o novo coronavírus  estão em andamento, sabemos que o vírus é transmitido por meio do contato direto com gotículas respiratórias de uma pessoa infectada (pela tosse, pelo espirro e por gotículas de saliva) e do toque em superfícies contaminadas com o vírus. O vírus pode sobreviver em superfícies por algumas horas ou por até vários dias, dependendo do material. As boas notícias? Desinfetantes comuns podem matá-lo. Agora, o que isso significa para a sua casa?

Para ajudar mães, pais e cuidadores, compilamos as informações mais recentes de especialistas sobre o que é conhecido sobre a Covid-19 e dicas para ajudar a mantê-la fora de sua casa.
 

Dicas de limpeza e higiene para proteger contra a Covid-19

Higiene pessoal
Limpeza da casa
Lavagem das roupas
Manuseio e preparo dos alimentos


>> Veja mais informações sobre a Covid-19


Higiene pessoal

Medidas simples de higiene podem ajudar a proteger a saúde de sua família e de todo mundo.
 

Não toque no seu rosto

Evite tocar seus olhos, nariz e boca sem lavar bem as mãos. Caso toque-os com as mãos não higienizadas, primeiro lave bem as mãos e depois o rosto.


Não tussa ou espirre em suas mãos

Cubra a boca e o nariz com o cotovelo ou um lenço de papel ao tossir ou espirrar. Descarte o lenço usado imediatamente em um saco plástico, feche-o e descarte em lixo não reciclável.


Mantenha distância

Mantenha uma distância de pelo menos dois metros de pessoas que estejam tossindo ou espirrando.


Lave, lave, lave as mãos

Sim, você está ouvindo isso em todos os lugares, porque é a melhor linha de defesa. Lave as mãos frequentemente com água e sabão por, pelo menos, 20-30 segundos.

Uma maneira fácil de cronometrar esses 30 segundos com suas crianças é cantando Parabéns pra Você duas vezes.

Lave as mãos depois de assoar o nariz, de espirrar em um lenço de papel e de usar o banheiro, quando sair e voltar para casa, antes de preparar os alimentos ou comer, de aplicar maquiagem, de manusear lentes de contato, etc.

Se estiver usando um desinfetante para as mãos, verifique se ele contém pelo menos 70% de álcool em gel, garanta cobertura em todas as partes das mãos e esfregue as mãos por 20 a 30 segundos até que as mãos fiquem secas. Se as mãos estiverem visivelmente sujas, melhor lavá-las com água e sabão.

Você sabia? Água fria e água morna são igualmente eficazes para matar germes e vírus – desde que você use sabão e lave as mãos da maneira certa!

>> Tudo o que você precisa saber sobre como lavar as mãos para se proteger da Covid-19


Limpeza da casa

Limpar e desinfetar superfícies que são muito tocadas em sua casa regularmente é uma precaução importante para reduzir o risco de contaminação.

Siga as instruções do produto de limpeza para um uso seguro e eficaz, incluindo as precauções que você deve tomar ao aplicar o produto, como garantir uma boa ventilação do ambiente.

Algumas autoridades nacionais fizeram listas de produtos recomendados para uso contra o vírus da Covid-19. [Leia nota técnica da Anvisa]


Superfícies muito tocadas para limpar e desinfetar

Cada casa é diferente, mas as superfícies muito tocadas mais comuns incluem: maçanetas, mesas, cadeiras, corrimãos, superfícies de cozinha e banheiro, torneiras, vasos sanitários, interruptores de luz, telefones celulares, computadores, tablets, teclados, controles remotos, controles de jogos e brinquedos favoritos. Se você usa óculos, não esqueça também de limpá-los.


O que usar para limpar e desinfetar

Se uma superfície estiver suja, limpe-a primeiro com sabão ou detergente e água. Em seguida, use um produto desinfetante contendo álcool (a 70%) ou água sanitária diluída (siga as instruções na embalagem do produto). Vinagre e outros produtos naturais não são eficientes contra coronavírus.

Em muitos lugares, pode ser difícil encontrar sprays e lenços desinfetantes. Nesses casos, continue a limpar com água e sabão. Soluções diluídas de alvejante doméstico também podem ser usadas em algumas superfícies. Verifique a concentração da água sanitária no rótulo do produto. O ideal é que a concentração da substância ativa seja de 2% a 2,5%. Dilua em 1 litro de água cerca de 25 ml da água sanitária (mais ou menos meio copo de cafezinho). Agite e aplique nas superfícies com um pano ou borrifador. Para banheiros e pisos, dobre a quantidade de água sanitária e, se puder, use luvas para não danificar a pele. Guarde a diluição em local fora do alcance das crianças. Não use essa substância em equipamentos eletroeletrônicos. [Com informações do Conselho Federal de Química]


Como desinfetar

É importante não enxugar as soluções de limpeza assim que você as aplicar em uma superfície. Muitos produtos desinfetantes, como lenços e sprays, precisam permanecer molhados na superfície por vários minutos para que sejam eficazes. Leia sempre as instruções para garantir a utilização dos produtos conforme recomendado e para evitar danos a itens sensíveis, como telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos. Considere usar capas laváveis nos aparelhos eletrônicos.


Lavagem das roupas

Não está claro ainda quanto tempo o novo coronavírus pode sobreviver em tecidos, mas muitas peças de vestuário têm elementos de plástico e metal nos quais ele pode viver por algumas horas ou por vários dias.

Tenha cuidado e bom senso. As boas práticas que devem ser consideradas incluem remover os sapatos quando entrar em casa, lavar as mãos antes de tirar a máscara, tomar banho e trocar de roupa quando voltar para casa


Lavando roupa em casa

Lave lençóis, toalhas e roupas regularmente.

  • Não sacuda a roupa suja para minimizar a possibilidade de dispersar o vírus pelo ar.
  • Lave os itens com sabão ou detergente. Depois de secos, se possível, passe o ferro.
  • Lave as mãos com água e sabão ou higienize as mão com álcool em gel a 70% imediatamente depois.
  • Lave ou desinfete também seu cesto de roupas sujas. Considere guardar a roupa suja em sacos descartáveis.


Manuseio e preparo dos alimentos

Embora, atualmente, não haja evidências de pessoas sendo contaminadas pelo novo coronavírus por meio de alimentos ou embalagens de alimentos, pode ser possível que as pessoas sejam infectadas ao tocar em uma superfície ou objeto contaminado pelo vírus e depois tocar seu rosto antes de lavar as mãos.

O maior risco vem de estar em contato próximo com outras pessoas enquanto estiver fora de casa, comprando alimentos no mercado ou recebendo uma entrega de comida (isso vale para qualquer entrega – não somente de refeições – em áreas com transmissão comunitária local). Como sempre, uma boa higiene é importante ao manusear os alimentos para evitar doenças transmitidas por eles.


Embalagem de alimentos e precauções de manuseio

  • Remova qualquer embalagem desnecessária e descarte-a em uma lixeira com tampa.
  • Em caso de refeições prontas, remova os alimentos dos recipientes, coloque-os em um prato limpo e descarte as embalagens.
  • Embalagens como latas, sacos plásticos (feijão, arroz, etc.) e caixas de leite podem ser limpas com um desinfetante antes de abertas ou armazenadas.
  • Lave bem os produtos não embalados, como frutas e legumes, em água corrente. Para garantir a higienização desses produtos, deixei-os de molho em 1 litro de água potável com uma colher de sopa e água sanitária por 20 minutos, escorra e enxugue.
  • Nunca coloque um alimento na geladeira antes de higienizar os alimentos ou embalagens.
  • Lave as mãos com água e sabão depois de higienizar as embalagens e os alimentos.


Dicas gerais de higiene alimentar

  • Lave bem as mãos com água e sabão por pelo menos 20 a 30 segundos antes de preparar qualquer alimento.
  • Se possível, use tábuas separadas para preparar carnes e peixes não cozidos.
  • Cozinhe os alimentos na temperatura recomendada.
  • Sempre que possível, mantenha os itens perecíveis refrigerados ou congelados e preste atenção às datas de validade do produto.
  • Procure reciclar ou descartar resíduos e embalagens de alimentos de maneira apropriada, evitando o acúmulo de lixo que poderia atrair pragas.
  • Lave as mãos com água e sabão por pelo menos 20-30 segundos antes de comer e certifique-se de que suas crianças façam o mesmo.
  • Sempre use utensílios e pratos limpos.
  • Evite compartilhar louças, copos e talheres.

 

>> Dicas de alimentação fácil, acessível e saudável