UNICEF nomeia Francisco Vera, ativista de 13 anos, como o primeiro jovem defensor do meio ambiente e da ação climática para a América Latina e o Caribe

05 junho 2023
Blocks
Foto mostra um adolescente falando em um microfone
UNICEF/UN0732887/Osama
No dia 10 de novembro de 2022, durante a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), no Egito, o colombiano Francisco Vera, 13 anos, fala em um evento sobre ações lideradas por crianças e adolescentes para a mudança climática.

Cidade do Panamá, 5 de junho de 2023 – No Dia Mundial do Meio Ambiente e no início da temporada de furacões no Atlântico, o UNICEF nomeia o ativista colombiano Francisco Vera como o primeiro jovem defensor do meio ambiente e da ação climática para a América Latina e o Caribe, para promover a educação ambiental e a participação infantil.

O adolescente de 13 anos, nascido em Bogotá, Colômbia, e residente na Espanha, se junta a um grupo de prestígio de jovens líderes em todo o mundo que têm objetivos comuns: que cada criança, cada adolescente cresça em um planeta mais verde, saudável, sustentável e seguro.

Francisco é ativista e defensor do direito ao meio ambiente saudável e há anos se dedica à educação por meio do grupo “Guardiões da Vida”. Graças à sua presença nas redes sociais e ao envolvimento com um programa virtual de ativismo ambiental e uma rede de escolas, Francisco amplia sua luta pela ação climática, os direitos da criança, a justiça climática e os direitos humanos.

Ao se juntar ao grupo de jovens defensores do UNICEF, Francisco terá a oportunidade de inspirar mais meninas e meninos para que façam parte da mudança de que o mundo precisa e de alcançar os tomadores de decisão para exigir a participação das crianças e dos adolescentes nas decisões relacionadas ao meio ambiente e ao clima, entre outras questões que os afetam diretamente. Francisco está atualmente trabalhando com o UNICEF na preparação das reuniões e negociações dos órgãos subsidiários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (SB58) que será realizada em Bonn, Alemanha, de 5 a 15 de junho de 2023.

“Todos os dias, famílias, suas crianças e seus adolescentes na América Latina e no Caribe são cada vez mais atingidos pelo impacto devastador das mudanças climáticas e perturbações ambientais – seja por meio de furacões, inundações ou secas. Educar as pessoas, especialmente os jovens, sobre a ação climática não é mais uma opção, é vital e urgente”, disse Garry Conille, diretor regional do UNICEF para a América Latina e o Caribe.

“Estou impressionado com o quão apaixonado, determinado e articulado Francisco, de apenas 13 anos, é sobre a luta contra as mudanças climáticas. A equipe do UNICEF está entusiasmada em trabalhar com ele em seu novo papel de jovem defensor para garantir que as vozes dos jovens latino-americanos e caribenhos sejam ouvidas por aqueles que podem e devem tomar as decisões certas. Tornar esta região um local mais verde, saudável e seguro para todos não deve ser apenas um compromisso pessoal de Francisco; deve ser uma das prioridades mais prementes de cada governo. Precisamos de mais jovens como Francisco e precisamos deles agora”, afirmou Conille.

Dos 33 países da América Latina e do Caribe, apenas 14 incluem ações educativas em suas contribuições determinadas nacionalmente, ou seja, nos compromissos públicos assumidos para a implementação do Acordo de Paris, adotado na COP21 em 12 de dezembro de 2015.

A educação desempenha um papel vital na ação climática, aumentando a conscientização e estimulando a participação, contribuindo para decisões informadas e criando soluções, conforme reconhecido no Artigo 12 do Acordo de Paris.

“Estou muito orgulhoso desta oportunidade que o UNICEF me dá hoje, especialmente para a América Latina e a Espanha, permitindo que continuemos levantando nossas vozes juntos para seguir trabalhando pela justiça climática e pela paz ambiental. Não devemos nos esquecer de que não importa de onde viemos, quantos anos tenhamos ou onde estejamos, todos podemos trabalhar para a vida e agir”, concluiu Francisco.

Contatos para a imprensa

Elisa Meirelles Reis
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 98166 1649
Luana Ribeiro Piotto
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.