Plataforma de tecnologia móvel para refugiados e migrantes é lançada no Brasil

Ferramenta U-Report Uniendo Voces fornece informações e amplifica a voz de adolescentes e jovens da Venezuela. Mais de 260 mil venezuelanos vivem hoje no Brasil, como refugiados ou residentes

17 dezembro 2020
ilustração mostra um desenho de um robô segurando um celular, com os braços pra cima e rindo. Em cima dele estão os logos do projeto e do R4V.
U-Report/R4V

Brasília, 17 de dezembro de 2020 – Jovens refugiados e migrantes da Venezuela têm a partir de hoje acesso gratuito a uma ferramenta com conteúdos exclusivos e para se manifestar sobre assuntos que lhes dizem respeito. A plataforma U-Report Uniendo Voces é um ponto de conexão de adolescentes e jovens naquele que é um dos maiores fluxos de deslocamento do mundo: mais de cinco milhões de pessoas deixaram a Venezuela desde o início das crises social e econômica no país vizinho, e mais de 260 mil pediram refúgio ou residência no Brasil.

Por meio da interação com o chatbot apelidado de “Gigante”, adolescentes e jovens podem acessar conteúdos atualizados sobre direitos e serviços disponíveis para refugiados e migrantes. Eles também podem participar de enquetes – anônimas e voluntárias – cujos resultados ficarão disponíveis publicamente.

A comunicação é feita por meio do WhatsApp ou Facebook Messenger. Basta iniciar a interação para ter acesso aos conteúdos.

A iniciativa do projeto, que usa o software de código aberto Rapid Pro, é da Plataforma Regional de Coordenação Interagências para Refugiados, Refugiadas e Migrantes da Venezuela (R4V, na sigla em inglês), que une agências das Nações Unidas e organizações da sociedade civil para apoiar os governos da América Latina, incluindo o do Brasil, na resposta ao fluxo de deslocamento da Venezuela, o maior da história recente da região.

A implementação do U-Report Uniendo Voces no Brasil é coordenada pela Agência da ONU para Refugiados (Acnur), a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a Viração Educomunicação.

“O U-Report Uniendo Voces é um espaço para dar voz a adolescentes e jovens da Venezuela por meio dos canais que eles já utilizam, as redes sociais. Além de responder a enquetes, eles poderão no futuro se manifestar sobre os serviços a que têm acesso, de forma anônima. A ferramenta procura tornar os adolescentes e jovens agentes de mudanças”, afirma Florence Bauer, representante do UNICEF no Brasil.

Para o representante do Acnur no Brasil, José Egas, é importante lembrar que o conteúdo da plataforma é feito especialmente para a população venezuelana refugiada e migrante em situação de vulnerabilidade. “Vamos dar acesso à informação de qualidade, de forma simples, em canais utilizados pelos jovens e que demandam pouco uso de dados de internet, sobre temas como regularização e o sistema de asilo, trabalho e acesso a direitos como saúde e educação”, destaca.

Já o chefe de missão da OIM no Brasil, Stéphane Rostiaux, afirma que a ferramenta será importante para todos os parceiros envolvidos na resposta ao fluxo migratório venezuelano.

“Os resultados das enquetes e consultas ficarão disponíveis publicamente, para permitir que gestores e organizações de todos os setores foquem e direcionem melhor seus esforços e políticas públicas para essa população”, diz.

No Brasil, a resposta humanitária para refugiados e migrantes venezuelanos é coordenada pelo Governo Federal por meio da Operação Acolhida, com apoio da plataforma R4V – Resposta a Venezuelanos. As atividades dividem-se em três eixos: ordenamento de fronteira, abrigamento e interiorização.

Uma pesquisa realizada em 2019 pelo Grupo de Trabalho de Comunicação com as Comunidades da plataforma R4V revelou que 65% dos refugiados e migrantes da Venezuela no Brasil têm acesso a um celular, e que 80% acessam a internet por meio de diferentes aparelhos. No entanto, 42% afirmaram não se sentir informados sobre seus direitos e os serviços disponíveis – um problema que a nova plataforma, lançada hoje, busca resolver.

Serviço
U-Report Uniendo Voces

Canais para interação:

Outros canais:

Quem é Gigante
Gigante é o simpático robô que conversa com os adolescentes e jovens refugiados e migrantes da Venezuela, que são o público alvo do U-Report Uniendo Voces. Os diálogos são em espanhol ou português – de acordo com a preferência do usuário, na hora da interação e do registro.

Tanto o visual quanto o nome de Gigante, assim como o conteúdo da plataforma, foram construídos em consultas com grupos de jovens atendidos pela Operação Acolhida.

Sobre o U-Report
U-Report é uma ferramenta criada em 2011 pelo UNICEF para empoderar as comunidades, com foco nos jovens. Ela garante que aqueles que se cadastram tenham acesso à informação, possam falar sobre questões que os afetam e afetam suas comunidades e participem do desenvolvimento cidadão. Existe uma comunidade de mais de 12 milhões de U-Reporters em todo o mundo, com 75 países oferecendo a ferramenta. Já o projeto U-Report Uniendo Voces adapta a plataforma existente para o contexto de refugiados e migrantes e está sendo implementada pela plataforma R4V no Brasil, no Equador e na Bolívia, podendo incluir mais países futuramente. A participação é sempre voluntária, anônima e gratuita.

Sobre o R4V
A Plataforma R4V – Resposta a Venezuelanos é uma coordenação interagencial do sistema das Nações Unidas e da sociedade civil. A Plataforma R4V é composta por um conjunto de parceiros e tem como objetivo responder ao fluxo de venezuelanos na América Latina e Caribe. No Brasil, a Plataforma R4V é composta por mais de 40 integrantes, entre agências das Nações Unidas e organizações da sociedade civil.

Para mais informações
Pedro Neves Fonseca
Viração Educomunicação
E-mail: pedro@viracao.org
Telefone: (11) 99421 0063

Contatos para a imprensa

Marco Prates
Consultor em Comunicação para o Desenvolvimento e Comunicação em Emergências
UNICEF Brasil
Pedro Ivo Alcantara
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 3035 1947
Telefone: (61) 98166 1636

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.