Fundo ODS – UNICEF e parceiros fortalecem capacidade de visitadores familiares no contexto da pandemia

Visitadores familiares do Programa Criança Feliz são capacitados para garantir o atendimento de crianças de até 6 anos e atendimento às gestantes

16 junho 2020
foto mostra um mão de adulto segurando a mão de um bebê
Mauro Vieira/Ministério da Cidadania

Brasília, 16 de junho de 2020 – Não deixar ninguém para trás e acelerar o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sempre com foco especial nas populações mais vulneráveis e difíceis de ser alcançadas. É em torno dessa meta comum que o UNICEF está liderando um conjunto de agências das Nações Unidas no Brasil para fortalecer os serviços públicos direcionados à primeira infância. Esse trabalho conjunto ocorre no contexto do Programa Conjunto Fundo ODS (Joint Programme SDG Fund), que tem como objetivo incentivar os países a acelerar o alcance dos 17 ODS de uma maneira integrada, com o apoio do Sistema ONU. No Brasil, cerca de 1 milhão de famílias e cuidadores/as de crianças de até 6 anos devem ser beneficiados pela ação em dois anos.

Para isso, o Programa Conjunto Fundo ODS tem trabalhado com o Ministério da Cidadania para fortalecer o Programa Criança Feliz, que faz o acompanhamento de milhares de gestantes e crianças de até 6 anos em quase 3 mil municípios brasileiros. “A primeira infância é uma janela de oportunidade única para que a criança possa desenvolver todo o seu potencial. Nessa etapa da vida, tão importante quanto cuidar da saúde da criança, é fundamental estimular o desenvolvimento cognitivo. O Programa Criança Feliz possibilita que crianças de famílias mais vulneráveis tenham seu direito a crescer e se desenvolver garantidos”, explica Cristina Albuquerque, chefe de Saúde e Desenvolvimento Infantil do UNICEF no Brasil.

Para apoiar o Programa Criança Feliz no contexto da pandemia do novo coronavírus, as agências parceiras do Programa Conjunto Fundo ODS (UNICEF, Pnud, UNFPA, Unesco e ONU Mulheres) estão desenvolvendo uma série de conteúdos para fortalecer o trabalho dos visitadores familiares do programa. “Neste momento, o trabalho das equipes de visitadores se encontra especialmente complexa. A pandemia traz novos desafios e questões sobre os quais os visitadores precisam orientar as famílias”, explica Cristina.

Toda semana, esses profissionais recebem vídeos, podcasts e conteúdos informativos com foco nos seguintes temas: saúde emocional familiar e os cuidados parentais; ansiedade infantil; depressão materna; jogos e brincadeiras no ambiente familiar; violência doméstica; garantia e direitos sociais às crianças e gestantes; acidentes domésticos envolvendo crianças.

>> Conheça os materiais neste site >>

No Brasil, o Programa Conjunto Fundo SDG tem como meta aumentar a participação e retenção dos municípios elegíveis ao Programa Criança Feliz, aumentando o número de beneficiários do programa (1000 novos municípios e 1 milhão de beneficiários em 2 anos); além de fortalecer as capacidades dos profissionais do PCF e a qualidade das intervenções multissetoriais, apoiando o Ministério da Cidadania a fortalecer as intervenções e ações voltadas às crianças e gestantes.

Contatos para a imprensa

Pedro Ivo Alcantara
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 3035 1947
Telefone: (61) 98166 1636
Ester Correa Coelho
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 3035 1973

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.