UNICEF afina estratégias para o seu programa em Angola nos próximos cinco anos.
As estratégias foram discutidas num encontro de trabalho que serviu para recolher contribuições para apoiar o governo e parceiros na realização dos direitos da criança
Durante um encontro que teve a duração de dois dias o escritório do UNICEF em Angola obteve diversas contribuições para definir as estratégias a serem adoptadas para implementar o novo programa do país 2024-2028.
As contribuições saídas do encontro vão servir para redefinir as responsabilidades dos funcionários, do programa, das operações e das várias equipas a fim de assegurar a implementação das actividades no país.
No encontro, foi feito um balanço do programa definido para 2019-2023 e apresentadas as áreas principais para o período 2024-2028. Foram ainda abordados o papel de cada equipa, as responsabilidades, os riscos, relações com parceiros, potenciais doadores e formas de mobilização de recursos para a implementação das actividades.
Participaram do evento funcionários de diferentes áreas do UNICEF incluindo os escritórios do campo.
Inês Filipa White, Oficial da área de Mudança Social e de comportamento do UNICEF, disse ter sido importante participar no encontro, “porque tudo aquilo que nos aprendemos deu-nos visão, caminhos, ideias de como implementar o programa e ajudar os nossos parceiros”.
As discussões foram facilitadas por exercícios que tinham como finalidade a partilha de expectativas, procedimentos, lições aprendidas, identificar os desafios, oportunidades e encontrar soluções.
Paulo Mendes oficial de Programa na província da Huíla sublinhou que “as informações obtidas no encontro poderão ajudar na recolha de evidências, pois teremos um papel fundamental para poder dar todo apoio técnico para a melhoria das políticas para a criança no pais”.
Para Nindia Vontade, funcionária da área de finanças, “graças a este encontro será possível dedicar uma atenção diferente a alguns procedimentos internos de forma a processar os pagamentos atempadamente e com mais eficácia“.
Todos os resultados e recomendações do encontro serão incluídos no Plano de Gestão do Programa Nacional (em inglês CPMP) que é um documento interno que descreve as estratégias, recursos e estrutura que o escritório requer para alcançar os resultados do novo programa do país.
Com este encontro o UNICEF termina mais uma etapa do processo de preparação do próximo programa do país que entra em vigor em 2024.