Governo do Japão entrega equipamentos de cadeia de frio para conservar vacinas da COVID-19
Os diferentes equipamentos para monitorização da temperatura dos sistemas de conservação de vacinas foram adquiridos por meio dos sistema logístico do UNICEF
![Temperature monitoring system](/angola/sites/unicef.org.angola/files/styles/hero_extended/public/IMG_9826.JPG.webp?itok=2Tu6mz8Y)
Luanda 15 de Dezembro de 2021 - O Governo do Japão realizou nesta quarta feira, 15 de Dezembro, a entrega de um kit de equipamentos para controlo da temperatura nos sistemas de conservação de vacinas da COVID-19.
Com esta doação, adquirida por meio do sistema de aquisição e logística do UNICEF, o Governo do Japão pretende contribuir para o reforço da vacinação e principalmente assegurar uma boa conservação da vacina particularmente nas zonas mais distantes das cidades.
Durante o acto de entrega da doação, o embaixador do Japão Maruhashi Jiro destacou que “esta acção enquadra-se num programa de assistência orçado em 137 milhões USD destinado a 59 países afectados pelo impacto da COVID-19 desde Março de 2021”.
A assistência do Japão no âmbito da resposta à COVID-19 e dentro do seu compromisso com a Iniciativa COVAX, inclui ainda a disponibilização de equipamentos de cadeia de frio, equipamentos médicos, frigoríficos e transporte, a fim de assegurar a vacinação em cada um dos países beneficiados, através do UNICEF.
![Japanese donation](/angola/sites/unicef.org.angola/files/styles/media_large_image/public/IMG_9758.JPG.webp?itok=rDrH_G0n)
Por sua vez o Secretário de Estado para a área hospitalar Leonardo Inocência agradeceu o suporte do Governo Japonês e reconheceu que” esta doação poderá ajudar a melhorar o controlo da conservação das vacinas em todas as províncias, com a vantagem deste trabalho poder ser feito de forma remota”.
“Angola foi um dos primeiros países da região a receber vacinas contra a COVID-19 tudo porque demonstrou um certo grau de preparação logística para acondicionar as vacinas”, sublinhou o Representante do UNICEF, Ivan Yerovi. Com esta doação temos a certeza que será reforçado o sistema de conservação e vacinas de modo que esta alcance a todos e com qualidade, acrescentou.
![Ivan Yerovi](/angola/sites/unicef.org.angola/files/styles/media_large_image/public/IMG_9805.JPG.webp?itok=FZCRFT1M)
O kit disponibilizado para além de permitir um registo periódico, permitirá fazer o controlo a distância por meio de um telemóvel ou computador, como demonstrou Alda de Sousa coordenadora nacional do programa alargado de vacinação.
A recepção do equipamento para controlo da temperatura da cadeia de frio acontece numa altura em que o país deu início a vacinação para indivíduos a partir dos 12 anos de idade e a administração da terceira dose para algumas pessoas, prevendo-se desta forma uma maior procura das vacinas.
![Temperature monitoring system](/angola/sites/unicef.org.angola/files/styles/media_large_image/public/IMG_9830%20v3.JPG.webp?itok=j1u1vWfI)