Finanças Públicas

O UNICEF trabalha com o Governo e a Sociedade Civil na análise e monitorização das Finanças Públicas para uma distribuição mais eficiente dos investimentos nos sectores sociais

Boy Smiles
UNICEF/Angola/2015/Germano Miele

Investir na criança para garantir o futuro

A análise e monitorização dos investimentos nacionais nos sectores sociais é essencial para a uma distribuição eficiente que priorize as crianças nos planos e orçamentos das Finanças Públicas de Angola. 

O UNICEF Angola trabalha com o Governo e a Sociedade Civil na produção de evidências sobre o financiamento dos sectores sociais-chave para as crianças; a transparência e participação nos processos de planificação e orçamentação; e no controlo e advocacia para o investimento nas crianças. 

A análise de dados sobre as alocações do Orçamento Geral de Estado e a sua divulgação ao público especializado e geral em Angola, em folhetos sectoriais produzidos anualmente, aumenta a transparência nos processos de atribuição de investimentos.

O UNICEF Angola, no seu subprograma de Finanças Públicas, promove ainda a participação do Governo e da Sociedade Civil em iniciativas de Orçamento Aberto, promovendo o acesso público à informação orçamental e a adopção de orçamentos e prestações de contas eficazes, eficientes e compreensíveis para o grande público. 

A secção de Políticas Socais promove ainda estudos para a criação de um Espaço Fiscal que aumente os investimentos sociais, com enfoque na Infância, e colabora com outras agências das Nações Unidas e organizações internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, para analisar e criar investimentos mais eficientes nas áreas sociais. 

Conheça os folhetos de Análise do Orçamento Geral do Estado 2018 na nossa página de Publicações.