UNICEF entrega bens para apoiar a resposta humanitária no Cunene

A doação é feita no quadro da execução do programa de apoio ao Governo da Província do Cunene e é composta por produtos para reabilitação nutricional de crianças, água e saneamento, e "kits de dignidade" para mulheres.

19 Agosto 2019
O Representante do UNICEF Angola Abubacar Sultan entrega suprimentos para a vice-governadora do Cunene para o sector Político, Social e Económico, Soraya Teresa Kalongela
UNICEF Angola/2019/Marco Prates

Ondjiva, 20 de Agosto de 2019 – O Representante do UNICEF Abubacar Sultan efectuou nesta terça-feira, 20 de Agosto, a entrega de três contentores de bens a para apoiar a implementação de programas em prol das vítimas da seca na província do Cunene. Os suprimentos foram entregues à vice-governadora do Cunene para o sector Político, Social e Económico, Soraya Teresa Kalongela.

Este carregamento faz parte de uma consignação que inclui as províncias da Huíla, Bié e Namibe, em resposta à emergência da seca que assola a região sul do país, financiada pelo Fundo Global para Resposta às Emergências das Nações Unidas (CERF), que conta com a participação de outras agências das Nações Unidas presentes no país. 

No Cunene, a entrega a ser efectuada constitui a segunda e mais volumosa remessa do UNICEF para implementação das acções de apoio ao Governo da Província e os seus parceiros, sendo composta por produtos para programas de reabilitação nutricional de crianças (794 caixas de leite terapêutico), 2.500 "kits de dignidade" para as mulheres e 10.000 barras de sabão, no valor total de cerca de 160.000 dólares.

Esta contribuição do UNICEF é feita no quadro da execução do programa de apoio ao Governo da Província do Cunene, assinado este ano, que inclui a implementação de intervenções de resposta à emergência, particularmente nos sectores de água, saneamento e higiene, nutrição, mobilização social e mudança de comportamento, para além da disponibilização de recursos materiais, tecnológicos, e capital humano necessários para uma gestão eficiente e implementação adequada das actividades no terreno.

O programa de apoio do UNICEF à província inclui ainda acções de desenvolvimento convergentes, viradas para o fortalecimento do sistema de protecção da criança, registo de nascimento, desenvolvimento da primeira infância, educação e saúde, e ainda capacitação de actores locais dos diferentes sectores para disponibilizar serviços básicos às famílias e crianças.

A entrega de bens acontece um dia após a assinatura de um acordo entre o Governo da Província, o Banco de Fomento de Angola e o UNICEF visando a implementação da abordagem “Porto Seguro” no município de Ombadja.

Esta abordagem adopta escolas e outras infra-estruturas sociais como plataformas para o acesso a água, nutrição e o fornecimento de serviços sociais básicos como a educação, desenvolvimento da primeira infância, saúde, registo e protecção, promovendo a complementaridade, integração e sinergias entre serviços do Governo e dos seus parceiros para maximizar o uso de recursos no fortalecimento da resiliência. Assim, é possível alcançar melhores resultados no curto e longo prazo para as crianças mais vulneráveis.

A cerimónia oficial de entrega dos bens aconteceu nas instalações do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, em Ondjiva.  

Contacto para os media

Marco Prates

Oficial de Comunicação Digital

UNICEF Angola

Telefone: +244 948 425 325

Heitor Lourenço

Oficial de Comunicação

UNICEF Angola

Telefone: +244 936 836 015

Sobre o UNICEF

O UNICEF promove os direitos e bem-estar de todas as crianças, em tudo o que fazemos. Juntamente com os nossos parceiros, trabalhamos em 190 países e territórios para traduzir este nosso compromisso em acções concretas, centrando especialmente os nossos esforços em chegar às crianças mais vulneráveis e marginalizadas, para o benefício de todas as crianças, em qualquer parte do mundo.

Para saber mais sobre o UNICEF e o seu trabalho, siga-nos no FacebookTwitter e Instagram.