UNICEF e GAVI entregam 669 motorizadas e 10 viaturas ao Ministério da Saúde

Com o financiamento da GAVI, o UNICEF entregou 10 veículos e 669 motorizadas ao Ministério da Saúde, para serem distribuídos por 79 distritos em 9 das províncias do país.

06 Março 2024
UNICEF e GAVI entregam 669 motorizadas e 10 viaturas ao Ministério da Saúde.
UNICEF Moçambique/2024/Cremildo Assane

Maputo, Moçambique - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com financiamento da GAVI (Aliança das Vacinas), através do subsídio para o Fortalecimento do Sistema de Saúde, procedeu a entrega de 669 motorizadas e 10 viaturas, ao Ministério da Saúde.

O investimento é para reforçar o serviço de imunização de rotina, alcançar as crianças zero dose e as crianças sub imunizadas através da provisão de cuidados de saúde primários integrados nas comunidades .

A aquisição das 669 motorizadas faz parte do plano anual do PAV (Programa Alargado de Vacinação) de 2023, e as mesmas irão beneficiar unidades sanitárias a nível de 79 distritos, nas províncias de Niassa, Cabo Delgado, Nampula, Zambézia, Tete, Manica, Sofala, Inhambane e Gaza.

 


Sobre a GAVI

A GAVI Alliance (em inglês), a Aliança Global para  Vacinas e Imunização, é uma iniciativa da Fundação Bill e Melinda Gates que se tornou realidade em 2000 com a ajuda de outros parceiros. Era uma época em que a distribuição das vacinas nas áreas mais pobres do mundo tinha começado a diminuir, já que no final do anos 90 as taxas da imunização estavam estagnadas ou em declínio. Quase 30 milhões de crianças nascidas a cada ano em países em desenvolvimento não estavam sendo imunizadas completamente.

A GAVI é uma parceria público-privada, uma união de governos de países, com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), o Banco Mundial, a Fundação Bill & Melinda Gates e outros doadores, incluindo fundações, ONGs, associações profissionais e comunitárias, organizações religiosas e universidades; fabricantes de vacina; institutos de pesquisa e técnicos de saúde, entre outros.

A sua missão é salvar vidas, reduzir a pobreza e proteger a saúde das pessoas, aumentando o uso equitativo e sustentável de vacinas; não deixando ninguém para trás com imunização e proteger o mundo contra a ameaça de surgimentos de doenças preveníveis por vacinação e epidemias. Siga as actividades da GAVI [https://www.gavi.org/]

Contacto para os media

Gabriel Pereira
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 84 522 1721

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz

Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook