Malaria Consortium e UNICEF apoiam Programa Nacional dos Agentes Polivalentes de Saúde

28 Novembro 2023
Foto família com os técnicos da DPS Maputo, MISAU, Coordenadores Distritais de APSs e Malaria Consortium
UNICEF/2023

Maputo, Moçambique - A 20 de Novembro de 2023, a Malaria Consortium (MC), Programa Nacional dos Agentes Polivalentes de Saúde (PNAPS) e a Direcção Provincial de Saúde da Província de Maputo (DPSM) com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) organizaram a primeira reunião de discussão de dados comunitários de saúde do aplicativo upSCALE na província de Maputo.

O projecto upSCALE está sendo implementado em 7 das 11 províncias de Moçambique. A expansão do upSCALE para província de Maputo foi feita em 2021 e é implementado em 7 distritos. A província tem actualmente 197 Agentes Polivalentes de Saúde (APSs) e 51 Supervisores formados no uso do upSCALE. Entre 2021 a 2023, mais de 1,219 agregados familiares receberam cuidados de saúde apoiados pelo aplicativo upSCALE e 2,110 pacientes foram cadastrados na plataforma.

A reunião que foi dirigida pelo Chefe do Departamento de Saúde Pública, teve como participantes o Director do PNAPS, o representante do Departamento de Cuidados de Saúde Primários do Ministério da Saúde (MISAU), técnicos da DPSM, a Coordenadora Provincial dos APSs, coordenadores distritais dos APSs de todos os 7 distritos que implementam o upSCALE. Incluiu ainda a participação de uma equipe multidisplinar da MC: gestão, técnica, comunicação, monitoria e avaliação. 

O encontro teve como objectivo principal a discussão de dados do upSCALE submetidos pela província de Maputo na plataforma upSCALE no período de janeiro a outubro de 2023, principais desafios e propostas de melhoria, como forma de incentivar a cultura de discussão de dados para a tomada de decisões estratégicas e monitoria de acções definidas.

Na sua intervenção, o Chefe do Departamento de Saúde Pública, Dr. Filimone Zibia disse que “a implementação do upSCALE na província é um processo, foram criadas condições para que haja avanços, apesar dos desafios conseguimos notar esses avanços e uma reunião desta é uma oportunidade para discutirmos os dados da nossa província e traçar estratégias para continuar a melhorar a nossa prestação. Também incentivo o engajamento do sector privado para financiamento de actividades de saúde comunitária.”

E na intervenção de abertura, o Director do PNAPS, Dr. Humberto Rodrigues afirmou que “o Ministério está feliz com a revitalização do upSCALE na província de Maputo, e irá continuar a acompanhar o processo de revitalização e uso da plataforma. Agradeço aos parceiros que apoiam a implementação, a Malaria Consortium e UNICEF, e gostaria de sublinhar a importância das reuniões de discussão de dados para aferir os desafios, desenhar estratégias e buscar soluções locais. O upSCALE é uma ferramenta do MISAU, o parceiro está apenas a dar apoio e a província deve continuar engajada na sua implementação.”

E a representante da Malaria Consortium, Dra. Sónia Enosse considera que a reunião é uma oportunidade para junto com o MISAU e a DPS de Maputo através da coordenadora provincial e dos coordenadores distritais dos APSs, discutirmos os desafios, trocar experiências e encontrar formas de melhorar a implementação e uso efectivo do upSCALE.  A elaboração conjunta de um plano de acção com base nos desafios apontados irá melhorar a coordenação e planificação de acções de melhoria por parte de todos os actores envolvidos, desde o nível da província, do distrito, dos supervisores na unidade sanitária até aos APSs.

De acordo com os relatos dos coordenadores distritais dos APSs, a reunião foi extremamente produtiva e foi uma oportunidade de troca de experiência, conforme ilustra o depoimento da coordenadora distrital de Namaacha, Laura Tiago Cossa, “foi uma reunião produtiva, mais do que discutir dados, tivemos a oportunidade primeiro de esclarecer as nossas dúvidas, buscar soluções para responder os problemas e trocar experiências de melhores praticas.”

No final da discussão de dados, trabalhou-se num plano de acção para melhoria dos problemas identificados. Como seguimento desse plano, de 21 a 22 de novembro de 2023 foi realizado um treinamento de refrescamento para todos os coordenadores distritais dos APSs sobre uso do aplicativo upSCALE, espera-se que seja feita uma cascata para os supervisores de APS para melhorar o apoio técnico e incentivar a submissão regular e pontual de dados. E de 23 a 27 de novembro foram visitados alguns distritos (Matutuine, Manhiça e Namaacha) considerados problemáticos para dar apoio técnico.

 

Contacto para os media

Gabriel Pereira
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 84 522 1721

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz

Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook