"Foi numa consulta que eu salvei a vida da minha filha"

Mães encontram apoio na Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi) do Rio de Janeiro

Ivani con su bebé Ivy de 1 mes
UNICEF/BRZ/Bel Junqueira
Ivani Carvalho de Souza, mãe de Ivy, de 1 mês, em uma Unidade de Saúde Pública no Rio de Janeiro, Brasil. A unidade faz parte da iniciativa Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi) do UNICEF, recebendo apoio para melhorar as práticas de saúde voltadas para mães, bebês e crianças pequenas. Ivani fez todo o seu pré-natal na unidade de saúde pública. Durante a gravidez, ela desenvolveu diabetes gestacional. "Eles me acompanharam e me orientaram durante toda a gravidez, antes e depois do nascimento de Ivy", diz Ivani.
03 Diciembre 2024
➡️ Visita nuestro portal de crianza para más consejos

“O pré-natal foi essencial durante minha gravidez. Em uma das consultas, minha pressão estava alta e eu não sentia contrações, logo a enfermeira me examinou e me encaminhou com urgência para a maternidade. Essa consulta salvou a vida da minha filha”, diz Ivani Carvalho de Souza, 40 anos, mãe de Ivy Carvalho Lopes, 1 mês. As mães que chegam à Clínica da Família Amélia dos Santos Ferreira, no Encantado, Rio de Janeiro, relatam a importância do apoio dos vários serviços que as atendem, entre eles, a Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi) para o acompanhamento da gestação.

Ivani conta que fez todo o pré-natal na Clínica da Família e que durante a gravidez desenvolveu diabetes gestacional. “Eles me acompanharam e me orientaram durante toda a gravidez, antes e depois de a Ivy nascer, tive todo o apoio aqui; ela tomou todas as vacinas, fez o teste do pezinho e também já foi ao dentista, quando a médica a examinou e explicou como os dentinhos vão nascer”, conta a mãe com os olhos emocionados.

“A Clínica da Família é muito importante para quem mora aqui perto da comunidade, é maravilhoso ter esse apoio, me senti mais segura depois de ter recebido informações sobre maternidade e vir as consultas”.

- Ivani Carvalho de Souza

Para Angélica Maria da Costa da Silva, mãe de Helena Maria da Costa da Silva, 11 meses, o acompanhamento na Clínica da Família, durante e após a gravidez, foi fundamental. “Foi aqui na unidade que descobri que estava grávida e logo ganhei o cartão maternidade. Aqui, me sinto muito acolhida, conheci várias mães, enfermeiras e médicas. Fiz todos os cursos da unidade, como amamentação e cuidados com o bebê”, diz Angélica.

Angélica con su hija Helena de 11 meses
UNICEF/BRZ/Bel Junqueira
Angélica Maria da Costa da Silva, mãe de Helena, de 11 meses, em uma Unidade de Saúde Pública no Rio de Janeiro, Brasil. A unidade faz da iniciativa Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi) do UNICEF, recebendo apoio para melhorar as práticas de saúde voltadas para mães, bebês e crianças pequenas. “Foi aqui nesta unidade que descobri que estava grávida e logo recebi o cartão de maternidade. Aqui, me sinto muito acolhida, conheci várias mães, enfermeiras e médicos. Fiz todos os cursos oferecidos pela unidade, como amamentação e cuidados com o bebê", diz Angélica.

“A proximidade com a equipe de saúde é um diferencial. Quando eu chego aqui, fico feliz. Todos da unidade têm um carinho muito grande pela minha filha. Hoje, minha filha mama e já está na introdução alimentar, já tomou todas as vacinas e foi duas vezes ao dentista. Ela está se desenvolvendo muito bem”, conta a mãe de Helena, toda orgulhosa.

 

Trabalho em rede em prol da primeira infância

A Clínica da Família Amélia dos Santos Ferreira é uma Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi), iniciativa do UNICEF e parceiros para a promoção de serviços públicos de excelência para a primeira infância.

“A Uapi é uma iniciativa que visa melhorar a qualidade do cuidado das crianças e gestantes. É uma estratégia que ajuda o município a dar mais robustez para esse olhar da primeira infância, seja no monitoramento ou no fluxo de trabalho e, com isso, podemos aprimorar esse cuidado", diz Livia Esteves, assessora técnica em atenção primária da coordenação das linhas de cuidado dos ciclos de vida, no Rio de Janeiro.

Nesse sentido, o trabalho em rede se torna fundamental para garantir que as crianças alcancem o seu máximo potencial. “A primeira infância é superimportante para que possamos evitar ocorrências futuras e olhar para a primeira infância é olhar para o futuro. Quando pensamos em saúde de forma ampliada, envolvendo a educação e assistência social, a intersetorialidade nos ajuda a pensar formas integradas e que tenham mais efetividade na qualidade de vida da população”, diz Livia.

Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi)

Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi) é uma estratégia do UNICEF voltada à qualificação dos serviços públicos de saúde e de educação infantil de forma a contribuir para os resultados das políticas municipais para a primeira infância. A iniciativa conta com assistência técnica, capacitação, monitoramento, acompanhamento e certificação da melhoria da oferta de serviços e diálogo entre profissionais e famílias para melhor comunicação sobre o desenvolvimento das crianças de até 6 anos de idade atendidas em Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e Unidades de Educação Infantil. Para implementar esta iniciativa, o UNICEF conta com o apoio de parceiros como a Kimberly-Clark.

Clínica da Família Amélia dos Santos Ferreira

Clínica da Família Amélia dos Santos Ferreira, Encantado, Rio de Janeiro. 

Acerca de UNICEF

UNICEF trabaja en algunos de los lugares más difíciles para llegar a los niños y niñas más desfavorecidos del mundo. En 190 países y territorios, trabajamos para cada infancia, en todas partes, cada día, para construir un mundo mejor para todos.

Para obtener más información sobre UNICEF y su labor, visite www.unicef.org/lac.

Siga a UNICEF en Twitter y Facebook.

 

Explora las temáticas de nuestro blog: