Você também pode contar esta história

Vídeo e material de apoio para debate sobre promoção da saúde de adolescentes de maneira participativa, com base na experiência de Campina Grande (PB).

O vídeo “Você também pode contar esta história” registra a experiência de acolhimento de adolescentes realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Adalberto César, em Campina Grande (PB). O vídeo é acompanhado de um material de apoio para gerar debate entre profissionais de saúde de outras UBS sobre como poderiam fortalecer o trabalho de promoção de saúde de adolescentes, adaptando a experiência ao seu contexto.

Por meio de uma parceria com a Universidade Federal de Campina Grande, a UBS envolveu estagiários em um trabalho com a juventude local. O trabalho começou com jovens já atendidos no programa Bolsa Família. Percebendo o alto número de adolescentes grávidas, a equipe desenvolveu uma estratégia que combina atendimento em grupo e consultas individualizadas. Os profissionais de saúde se colocam no mesmo nível dos adolescentes, abrindo espaço para que meninas e meninos ilustrem as situações com exemplos de suas vivências e, juntos, contem sua história. Trata-se de uma proposta de trabalho simples, prática, mas que requer uma vinculação muito forte entre profissionais e adolescentes. A proposta de trabalho é totalmente participativa, entendendo que dentro da equipe cada pessoa tem suas potencialidades atreladas às fragilidades, a partir das quais as estratégias são traçadas. A metodologia de trabalho foi registrada em vídeo, acompanhada por um material de apoio para nortear o debate sobre o trabalho de atenção a adolescentes em outras UBS.

Publicação

capa do guia pedagógico cine debate mostra um projetor de cinema

 

Guia pedagógico Cine Debate
Você também pode contar esta história!

Arquivo PDF