Panorama da violência letal e sexual contra crianças e adolescentes no Brasil
Estudo revela que a violência se dá de forma diferente de acordo com a idade da vítima
Destaques
Este Panorama da violência letal e sexual contra crianças e adolescentes no Brasil reúne uma análise inédita dos dados de violência letal e sexual contra crianças e adolescentes de até 19 anos no País, compilando as informações dos registros de ocorrências das polícias e de autoridades de segurança pública das 27 unidades da Federação, de 2016 a 2020.
O estudo revela que a violência se dá de forma diferente de acordo com a idade da vítima. Crianças morrem, com frequência, em decorrência da violência doméstica, perpetrada por um agressor conhecido. O mesmo vale para a violência sexual contra elas, cometida dentro de casa, por pessoas próximas. Já os adolescentes morrem, majoritariamente, fora de casa, vítimas da violência armada urbana e do racismo.
Esse trabalho inédito é uma importante contribuição para o entendimento do fenômeno da violência contra crianças e adolescentes no Brasil; ele é, também um chamado à ação. Meninos e meninas têm o direito de viver e se desenvolver livres da violência; garantir-lhes esse direito é uma obrigação de todos.
(For the publication in English, click the arrow in the box on the right)
