ACREDITE! VOCÊ TEM O PODER DA MUDANÇA.
Click to close the emergency alert banner.

Juventudes Brasileiras Minorizadas

Análises de educação e trabalho para incidência em Políticas Públicas

Highlights

A publicação Juventudes Brasileiras Minorizadas: análises sobre educação e trabalho para incidência em políticas públicas reúne evidências, análises e reflexões sobre os desafios enfrentados pelas juventudes brasileiras em situação de maior vulnerabilização social. Produzida pela Fundação Roberto Marinho, Itaú Educação e Trabalho e IEDE, em parceria com a iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO/UNICEF), a coletânea aborda temas centrais como desigualdade social, educação, trabalho, acesso a direitos, políticas públicas e projetos de vida das juventudes no Brasil.

Com foco em jovens entre 15 e 29 anos, a publicação destaca como desigualdades estruturais impactam trajetórias educacionais e oportunidades de inserção no mundo do trabalho, especialmente entre grupos historicamente minorizados e pouco contemplados pelas políticas públicas. A obra integra a agenda da Plataforma QEdu Juventudes e Trabalho e busca fortalecer o debate público por meio de dados, revisão de literatura e escuta de jovens, contribuindo para a formulação de políticas públicas mais integradas, equitativas e orientadas por evidências.

O sumário executivo apresenta os principais achados da coletânea e as contribuições das autoras e autores convidados, funcionando como um convite para aprofundar o debate sobre educação, empregabilidade, inclusão social e garantia de direitos das juventudes brasileiras.

Acesse o estudo completo aqui.

Juventudes Brasileiras Minorizadas
Autor(es)
Fundação Roberto Marinho, Itaú Educação e Trabalho, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (IEDE) e UNICEF.
Data da publicação
Idiomas
Português

Arquivos disponíveis para download