Como prevenir a transmissão vertical de HIV e sífilis no seu município – Guia para gestores

Todas as crianças protegidas do HIV/aids e da sífilis

Destaques

Apesar da elevada cobertura de pré-natal no País, nota-se com frequência o descumprimento da realização da rotina preconizada com relação à testagem para HIV e sífilis. É imprescindível o desenvolvimento de um trabalho conjunto com Estados, Distrito Federal, municípios, organizações não governamentais, sociedades científicas, entidades de classe e outras instituições envolvidas com o tema para o aprimoramento dessas ações.

O acesso a um pré-natal de qualidade é um direito de todas as mulheres, suas parcerias e seus bebês, o que inclui o acesso a políticas de prevenção tanto da infecção pelo HIV, quanto da sífilis. Vale ressaltar que, ao implementar as políticas adequadas de prevenção, cada município poderá reduzir o risco de transmissão vertical do HIV e da sífilis para praticamente zero.

Este guia oferece dicas importantes aos profissionais e gestores da saúde de todos os municípios brasileiros sobre como prevenir a transmissão do HIV e da sífilis da mãe para o bebê – a chamada transmissão vertical.

capa do guia mostra o desenho de uma família multirracial: dois filhos, o pai e a mãe gestante.

Autor

UNICEF Brasil e Ministério da Saúde

Data da publicação

Idiomas

Português

Baixar o relatório

(PDF, 2,85 MB)