Educação
Iniciativas na área da educação no ano passado criadas pelo UNICEF e seus parceiros em 2021.

Como identificar as crianças que abandonaram a escola? Ao encontrá-las, como criar condições para que mantivessem o vínculo com a educação, mesmo que de forma remota? E com a reabertura das escolas, como garantir que as crianças pudessem voltar à sala de aula com todos os protocolos de segurança assegurados? Perguntas como essas estimularam o UNICEF e seus parceiros a criar e fortalecer diversas iniciativas na área da educação no ano passado.
CONFIRA OS RESULTADOS
ALCANÇADOS EM 2021:
BUSCA ATIVA ESCOLAR
Identifica crianças e adolescentes fora da escola e/ou em risco de abandono, e articula a rede de proteção para a garantia de direitos e para que elas voltem a estudar.
329 mil
Crianças e adolescentes identificados de 2019 até final de 2021
70.790
Crianças e adolescentes sendo acompanhados para a (re)matrícula
19.647
Crianças e adolescentes (re)matriculados em 2021. 95.595 desde o início da estratégia até final de 2021
TRAJETÓRIAS DE
SUCESSO ESCOLAR
Apoia estados para o desenvolvimento de políticas e ações de superação da cultura de fracasso escolar e enfrentamento da distorção idade-série.
8 estados
participantes da estratégia
Cerca de 20 mil
estudantes beneficiados
2.973
professores e gestores participantes de atividades formativas
13 episódios
da série Trajetórias Escolares desenvolvidos em parceria com o Canal Futura
EDUCAÇÃO QUE PROTEGE
Estratégia que visa contribuir para a promoção da intersetorialidade e ressignificação dos currículos escolares numa perspectiva de prevenção da violência e de segurança dentro e fora do ambiente escolar.
435.307
Pessoas alcançadas pelos materiais
3 guias
Conjunto de materiais para apoiar a ação integrada entre escolas e serviços territoriais no acolhimento protetivo e retorno às aulas presenciais
REABERTURA SEGURA
DAS ESCOLAS
Orientações para a rede e a comunidade escolar sobre como promover e garantir o direito à educação durante a pandemia e o apoio à organização para a reabertura das escolas.
3 mil
Respostas ao checklist de
protocolos seguros
6 mil
Autoavaliações de água, saneamento e higiene nas escolas
EDUCAÇÃO EM EMERGÊNCIA
Ações humanitárias de educação e proteção para crianças e adolescentes refugiados e migrantes venezuelanos.
30
Súper Panas funcionando
18.402
crianças e adolescentes atendidos
10 mil
profissionais de educação capacitados

“Penso no futuro da minha filha porque quero que ela tenha melhores oportunidades e que entenda que estou a apoiá-la sempre”, diz Yusnegdis, mãe da Yosnelsis Antonella, de 4 anos.
Por meio do projeto “Passaporte para a Educação”, desenvolvido pela OIM em parceria com o UNICEF, elas e outras famílias recebem informações sobre o direito à educação no Brasil e o processo de ingresso na rede pública de ensino.
“Ele é um dos alunos mais apaixonantes, e ele ama a escola”, diz Rosário Martins, professora do Pedro Gabriel, 16, um dos mais de 1,5 mil estudantes rematriculados no município de Petrolina (PE). Com déficit de atenção e autismo, o jovem abandonou os estudos por não se adaptar a nenhuma escola. Sua mãe, Nélia Martins, conta que a equipe da Busca Ativa Escolar bateu à sua porta e adotou como missão a busca de uma escola onde Pedro teria atendimento especial.
E assim ele foi rematriculado!
