ACREDITE! VOCÊ TEM O PODER DA MUDANÇA.
Click to close the emergency alert banner.

“Doação vai ajudar profissionais de UBS e a comunidade”

UNICEF e Bayer entregaram 159 oxímetros e termômetros para unidades básicas de saúde de São Luís

UNICEF Brasil
Foto mostra uma mulher vestindo um jaleco e usando máscara segurando uma caixa de termômetro. Atrás dela vemos alguns sacos com o logo do UNICEF.
UNICEF/BRZ/Taciano Brito
22 setembro 2021

Antigamente, a comunidade de Vila Nova, que envolve o eixo do Bonfim, perto da capital São Luís, no estado do Maranhão, era uma colônia destinada a cuidar de pessoas com hanseníase. Naquela época, muitas famílias eram separadas por conta da doença. Agora, com a pandemia da covid-19, outro desafio surgiu para a comunidade: a unidade básica de saúde (UBS) do local precisou se preparar para enfrentar uma nova doença.

“Durante o início da pandemia, tivemos nosso atendimento reduzido, aqueles que vinham à unidade eram orientados e assistidos dentro dos protocolos”, diz Josiete Mesquita, gestora da UBS Vila Nova e moradora da comunidade há 30 anos. Para apoiar unidades de saúde no enfrentamento da covid-19 em São Luís, o UNICEF e a Bayer entregaram 53 termômetros e 106 oxímetros para 53 UBS da capital. “Hoje, estamos estendendo os atendimentos gradativamente com a ajuda dos oxímetros e termômetros”, conta a gestora.

As doações foram distribuídas com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Em forma de kits, as unidades receberam as quantidades conforme suas demandas.

“Os equipamentos doados vão nos ajudar na rotina da unidade. A utilização deles nos permitirá identificar com mais facilidade sintomas que porventura algum paciente possa ter. Ajudará tanto nossos profissionais quanto a própria comunidade, afinal, trabalhamos para ela”, reforça Josiete.

Assim como ela, Marcela Silva, agente de saúde há 20 anos na comunidade, também foi beneficiada pela ação. Os trabalhos realizados por ela na comunidade facilitam a entrada dos moradores na UBS já que, antes da pandemia, ela visitava as casas das famílias diariamente para tirar dúvidas relacionadas à saúde e orientar a comunidade. Com a necessidade do distanciamento social, a rotina precisou mudar.

“Moro aqui desde que nasci. No período da pandemia, nós nos afastamos das casas, mas isso não nos impediu de dar apoio às famílias dentro da unidade de saúde”, conta. Para ela, os equipamentos doados também ajudarão a garantir o acolhimento das pessoas e o diagnóstico precoce de possíveis doenças. “Agora com as doações, teremos mais condições de atender nossos pacientes”, diz.

Desafios na pandemia
Conhecida como Rosa pela comunidade, Rosineide dos Santos é casada, tem dois filhos, e mora na comunidade desde os 7 anos de idade. Quando criança, o desafio da época foi a separação logo pequena de seu pai, que estava em um período de profilaxia da hanseníase.

Já na pandemia, sua família precisou enfrentar outro tipo de desafio: foi necessário cuidar da saúde mental de todos. “O medo, a ansiedade e a angústia de pegar o vírus, mesmo que dentro de casa, não nos impediram de ser atingidos. Após o período de tratamento da doença, todos nós precisamos dos serviços da unidade de saúde, pois a saúde mental ficou muito fragilizada”, lembra Rosa.

Toda a família acabou precisando dos serviços da UBS Vila Nova. “Eu, meus filhos, noras, sogra e marido. Sabemos que nesse período, muitos de nós fomos afetados, e a nossa comunidade não ficou distante disso”, acrescenta. Rosa e sua família obtiveram, dentro da UBS, toda a assistência de que necessitaram para cuidar da sua saúde. “Eu sou muito grata por todo o atendimento e apoio que eu e minha família recebemos. Encontramos neste lugar pessoas humanizadas, lidando com um período muito desafiador”, agradece.